Como os direitos e benefícios podem motivar funcionários?

CHC artigos
CHC Advocacia
25/08/2017

Quando os colaboradores de uma empresa se sentem estimulados, tanto física como emocionalmente, eles tendem a ficar mais satisfeitos com o emprego, o que contribui para elevar a produtividade e reduzir a rotatividade.

Para alcançar esses resultados, as organizações devem investir em direitos e benefícios, para motivar funcionários e melhorar a sua qualidade de vida.

 

Quanto mais os trabalhadores são incentivados, melhor é o retorno para a empresa, tanto na qualidade dos serviços prestados quanto na produtividade e nos lucros. Veja os principais atrativos, que fazem toda a diferença na esfera laboral. Acompanhe!

 

Direitos garantidos

 

Existem alguns direitos e benefícios trabalhistas que são garantidos por lei, como carteira assinada, jornada de trabalho definida, remuneração, adicional noturno, de insalubridade, férias, 13º salário, abono salarial, vale-transporte/auxilio combustível, entre outros.

 

Por isso, é importante que o gestor evite fazer contratações “por fora”, de maneira informal, já que o trabalhador com a carteira assinada e os direitos garantidos por lei, se sente valorizado pelo empregador, tem maior comprometimento com o seu trabalho e com suas responsabilidades.

 

Uma maneira eficaz para motivar funcionários é oferecendo benefícios além daqueles estipulados por lei, mais diferenciados, que não são encontrados facilmente em outras organizações.

 

O gestor que aposta nessas vantagens e pensa na qualidade de vida do profissional ganha destaque e faz o colaborador se sentir privilegiado, incentivado a fazer um bom trabalho na sua empresa e orgulhoso por pertencer a ela.

 

Exemplos de benefícios diferenciados: plano de saúde com assistência médica e odontológica, cesta básica, convênios com farmácias, faculdades e instituições que oferecem aprimoramento profissional, entre outros.

 

Além disso, organizações que pensam nos direitos e benefícios garantidos de seus empregados são muito bem-vistas pelo mercado, o que contribui para agregar maior valor à sua marca. É importante destacar que essas empresas também são mais atrativas para profissionais de diversos níveis, que buscam algo além de uma boa remuneração.

 

Ambiente de trabalho agradável

 

O tipo de ambiente de trabalho pode motivar funcionários ou derrubar totalmente o seu ânimo. Um ambiente com muita pressão, engessado, onde o trabalhador não encontra nenhum tipo de flexibilidade é uma verdadeira tortura para qualquer um. Nesse cenário, ele certamente irá se sentir desmotivado, estressado e impelido a ir em busca de outras oportunidades de trabalho.

 

Por isso, o gestor deve levar em conta que seu colaborador passa 8 horas na empresa e, em alguns casos, até mais. Um clima descontraído, de amizade e companheirismo é um grande incentivo para os profissionais e promove uma diferença significativa na produtividade de cada um.

 

Obviamente é preciso impor limites. Até um certo nível, deve-se permitir brincadeiras, conversas descontraídas e saudáveis entre os colegas. Porém, não é indicado ir ao outro extremo e deixar as coisas soltas demais, levando a um excesso de informalidade e descompromisso com o trabalho. O ideal é encontrar o ponto de equilíbrio.

 

Plano de carreira para motivar funcionários

 

Independentemente do porte ou área de atuação do seu negócio, seu funcionário precisa ter perspectivas de futuro na profissão, com possibilidade de desenvolvimento em sua carreira e reconhecimento pelo seu mérito.

 

A melhor maneira de fazer isso é investindo em um plano de carreira. No caso de atividades profissionais mais limitadas para crescimento vertical, o ideal é apostar no crescimento horizontal, onde há a definição de alguns níveis, para a mesma função. Para tal, o gestor pode oferecer um bônus salarial, conforme o desempenho, aprendizado e experiência do empregado.

 

Assim, você consegue conquistar a confiança e o apreço de seus funcionários, que têm um incentivo extra para se manter na organização, investir na sua capacitação profissional, além de produzir mais e melhor.

 

Aperfeiçoamento profissional

 

Um forte estímulo para os trabalhadores são empresas que incentivam o estudo e o aperfeiçoamento profissional. Isso faz com que as pessoas se sintam motivadas a crescer e desenvolver suas habilidades. E, na maioria dos casos, retém o profissional, que não vai trocar de emprego e perder um benefício tão significativo para a sua vida.

 

Incentivos e descontos junto a instituições que ensinam idiomas também têm um grande peso na vida do colaborador, que muitas vezes não possui condições financeiras para arcar com um curso de língua estrangeira, mas deseja aprender um segundo idioma e só precisa de um incentivo.

 

Trabalho em equipe

 

O segredo para o aumento de lucros em muitas organizações é o trabalho em equipe. Portanto, é necessário mudar o modelo de trabalho que ainda impera em várias empresas brasileiras, nas quais os profissionais mais experientes e capacitados ficam isolados, executando seu trabalho.

 

Para que o negócio cresça a partir de um modelo de trabalho inovador, é importante que esse profissional compartilhe seus conhecimentos com uma equipe de trabalho e delegue funções. Dessa forma, as pessoas conseguem trabalhar de forma integrada, aprender com seus colegas e até mesmo ter novas ideias para a execução e aperfeiçoamento dos trabalhos.

 

O trabalho em equipe também promove maior aproximação entre os profissionais, contribuindo substancialmente para um ambiente mais leve, onde todos têm voz e se sentem parte da empresa. Isso contribui bastante para o aumento da produtividade e na qualidade dos trabalhos.

 

Reconhecimento de um bom trabalho

 

Toda pessoa se sente estimulada profissionalmente quando recebe um feedback positivo por parte do gestor. Para a maioria das pessoas, um elogio em público pode ser um importante incentivo para se tornar um trabalhador cada vez melhor e mais aplicado nas suas atividades.

 

O reconhecimento também pode vir em forma de uma bonificação, especialmente se for totalmente inesperada. Mesmo em tempos de crise, premiar um colaborador que apresenta resultados acima da média é uma ótima ideia, pois ele se sentirá ainda mais motivado, com vontade de se dedicar ainda mais à empresa.

 

Investir no seu empregado é a melhor estratégia para criar equipes motivadas e produtivas, que vão trazer resultados efetivos para o seu negócio. Manter uma estrutura de trabalho obsoleta, com benefícios restritos é um modelo de gestão que não traz o retorno esperado pelos empresários. Motivar funcionários é a garantia de lucros futuros, com impactos positivos a todos os envolvidos.

 

Gostou do artigo de hoje? Então siga-nos no FacebookLinkedIn e Youtube para ficar sempre atualizado com os nossos próximos conteúdos e novidades!

 

 

Marcadores

CONTEÚDO RELACIONADO

CHC artigos