Como funciona a consultoria jurídica online?

CHC artigos
CHC Advocacia
11/08/2017

Muitos empreendedores evitam ao máximo a contratação de uma consultoria jurídica preventiva, acreditando que esse tipo de serviço demanda um alto investimento. Com a consultoria jurídica online, no entanto, isso vem mudando.

Hoje, graças à internet e à tecnologia, é possível ter uma assessoria completa de um profissional especializado na área com mais agilidade e menor custo. Para saber como funciona essa modalidade e por que sua empresa deve considerar investir em uma, continue lendo este artigo!

 

Por que contratar uma consultoria jurídica online?

 

Você poderia afirmar que a sua empresa realiza todos os procedimentos corretos na hora de admitir e de demitir funcionários, evitando, assim, problemas trabalhistas? Os contratos do seu negócio possuem cláusulas adequadas à legislação?

 

E o recolhimento de impostos? Você vem executando essa tarefa de forma correta? E a entrada de um novo sócio? De que forma você vai incluir isso no contrato social? Essas são questões comuns que surgem no dia a dia de muitas empresas. Nem todos os empreendedores, porém, dão a devida atenção.

 

Contar com uma boa assessoria jurídica é o primeiro passo para evitar problemas no futuro em sua empresa. Qualquer negócio, hoje, conta com diversas questões jurídicas relacionadas a contratos ou questões trabalhistas, societárias, tributárias, entre outras.

 

O descumprimento — ou muitas vezes o desconhecimento — da legislação pode virar motivo para ações na Justiça contra o seu empreendimento, além da aplicação de multas e de outras sanções por parte dos órgãos de fiscalização.

 

Por isso, é fundamental contar com um escritório de advocacia, que possa orientar quanto às melhores práticas para o seu caso e ajudá-lo a se prevenir de contratempos nos próximos anos.

 

Muitos empreendedores, especialmente aqueles que lidam com pequenos negócios e startups, possuem uma série de restrições ao contratar esse tipo de serviço. Como companhias desse porte, em geral, contam com um orçamento enxuto, muitas acreditam que vale mais a pena correr o risco de ter problemas futuros do que pagar para evitá-los agora.

 

Porém, essa realidade vem mudando drasticamente com a internet. Graças a essa ferramenta, hoje é possível contar com serviços mais acessíveis (mas não menos eficientes) contratando uma consultoria jurídica online.

 

Como funciona esse tipo de serviço?

 

Em geral, esses trabalhos podem ser feitos por meio de um contrato por hora, por tarefa ou fixo mensal. Este último, por vezes, não possui um número de horas delimitado para atendimento à empresa empresa.

 

Por meio de atendimentos via Skype, Hangouts, e-mail e chat, o empreendedor tem acesso fácil e rápido às informações das quais precisa, sem que haja a necessidade de deslocamentos ou reuniões demoradas, que acabam mais atrapalhando do que ajudando na agenda.

 

Basicamente, a consultoria jurídica online ajuda o gestor a tirar dúvidas e esclarecer questões do dia a dia de forma ágil e bastante simples, evitando que pequenas questões acabem se transformando em adversidades — capazes de gerar muita dor de cabeça e mais gastos.

 

Quais são os benefícios?

 

Já tratamos sobre os diversos benefícios da consultoria jurídica online, mas não custa destacar as vantagens desses serviços, especialmente no contexto de pequenas e médias empresas.

 

Primeiramente, esse tipo de trabalho oferece uma enorme praticidade. Pequenos empresários costumam acumular uma série de funções. Por isso, contar com serviços que esclareçam dúvidas e problemas quando o empreendedor precisa facilita seu dia a dia e permite que ele foque nas questões mais relevantes do seu core business.

 

A consultoria jurídica online também permite maior mobilidade na hora da contratação e do atendimento, afinal o gestor não precisa mais perder tempo se deslocando até o escritório. É possível ter acesso a dados e informações relevantes a qualquer momento, já que muitos deles ficam armazenados em um sistema de nuvem, que torna ágil o acesso.

 

Vale destacar que a prestação de serviços é muito mais rápida, já que as ferramentas online possibilitam o contato direto e facilitam o cotidiano tanto do advogado quanto do empresário. Além de tirar dúvidas pontuais, como explicamos, o empreendedor tem acesso a arquivos que ficam armazenados na nuvem e podem ser consultados a qualquer momento.

 

A internet também vem se transformando em um ambiente cada vez mais seguro. Com a realidade dos processos eletrônicos e da certificação digital, o advogado já sabe que a transmissão de dados de caráter sigiloso dispõe de tecnologias específicas que impedem o acesso irregular de terceiros — ou mesmo a invasão de hackers.

 

Com a consultoria jurídica online, não existem mais limites territoriais. Por isso, você pode fechar parcerias com os melhores profissionais, mesmo que eles não tenham escritórios na mesma localidade da sede de sua empresa.

 

Com as ferramentas disponíveis (como Skype, Hangouts, plataformas de dados e e-mails), não existem mais os custos de impressão, telefone, entre outros que são comumente agregados aos serviços jurídicos.

 

Como o Direito tem acompanhado a tecnologia?

 

Existe, hoje, uma tendência na advocacia de proporcionar mais agilidade à prestação de serviços ao cliente. Assim, são combatidos os efeitos negativos da burocracia e da morosidade, que causam tanto descontentamento em empresários.

 

Com o uso da tecnologia, os serviços preventivos vêm se tornando muito mais acessíveis e atraentes às companhias dos mais diversos portes, o que traz benefícios para todos. Para os advogados, fazer um trabalho preventivo é garantir a satisfação do cliente sem que ele precise passar pelo Judiciário.

 

Nesse contexto, ferramentas como Skype, Hangouts acabam tendo um papel importante para facilitar a prestação de serviços. É possível oferecer mais agilidade e eficiência tanto ao cliente quanto ao próprio advogado.

 

A automação de documentos e contratos, além do uso da inteligência artificial, também é outro tópico que vem transformando o Direito e os serviços jurídicos em algo muito mais acessível. Dessa forma, o gestor é educado para uma cultura de compliance.

 

Assim como em qualquer esfera, é melhor prevenir do que remediar. No dia a dia de uma organização, isso significa economia de custos e menos dor de cabeça para administradores e empreendedores.

 

A consultoria jurídica online é um excelente investimento para negócios que, mesmo com orçamento enxuto, querem se posicionar de forma assertiva e segura, sem correr riscos desnecessários no futuro.

 

Gostou deste post? Que tal acompanhar nosso blog e ler mais dicas para quem empreende e quer contar com uma boa assessoria jurídica? Assine nossa newsletter e receba conteúdos que podem contribuir para a rotina da sua empresa!

 

Marcadores

CONTEÚDO RELACIONADO

CHC artigos