ISO 9001: uma história de sucesso!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Leitura de 7 min

Nos materiais produzidos pela CHC gostamos de descomplicar o direito. Para isso, no nosso blog, sempre trazemos elementos criativos  para tornar a compreensão das temáticas mais facilitada.

Mas hoje vamos fazer algo diferente para explicar a ISO 9001: colocar a CHC como protagonista dessa história. Afinal, ela é mesmo!

Tudo começou lá em 2012, ano em que cresceu no coração de todos que compõem a família CHC a vontade de ser cada vez mais um escritório reconhecido por sua excelência. Nesse ano, foi colocada uma meta para que a certificação fosse realizada em um momento futuro.

Em 2019, esse momento tão aguardado chegou e iniciou-se o processo para certificação quanto à ISO 9001, que é um selo de qualidade, criado pela Organização ISO (International Organization for Standardization). Em agosto do mesmo ano, a partir do acompanhamento realizado pela AMM Consultorias, conseguimos o sonhado objetivo e fomos certificados após a Auditoria da TÜV NORD Brasil.

Porém chegou 2020, um ano de muita angústia e incertezas. E, no meio do momento mais incerto e delicado da pandemia, realizamos o processo de renovação, tomando todas as medidas e cuidados necessários para tanto. Desse modo, reafirmamos nosso compromisso com a excelência dos serviços jurídicos. 

Em 2021, com o coração cheio de esperança e expectativa para tempos melhores e menos conturbados, passamos novamente por tal renovação. E esse é o nosso objetivo: anualmente reforçar nosso compromisso com a qualidade e a excelência.

Nosso foco é a qualidade do serviço, motivo pelo qual a ISO 9001 faz parte da história da CHC e temos como pilares:

  1. A qualidade no atendimento;
  2. A satisfação do cliente;
  3. A melhoria contínua dos processos;
  4. A capacitação e desenvolvimento dos colaboradores;
  5. O monitoramento dos serviços.

Mas afinal, o que é a ISO 9001 e porquê ela é importante?

A organização ISO foi fundada há 70 anos, em Londres, com o grande objetivo de padronizar normas de abrangência internacional. Atualmente, com sede em Genebra, na Suíça, a organização possui membros de 162 países, sendo representada no Brasil pela famosa ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Nesse contexto, a ISO 9001 foi pensada para garantir a qualidade de produtos e serviços, ou seja, uma gestão de qualidade. O grande diferencial dessa certificação é que ela traz benefícios reais, que vão além da simbologia que ela representa.

Desse modo, para obtê-la, é necessário se submeter a uma série de passos para comprovar que os serviços realmente estão sendo realizados de forma adequada, pensando na melhor experiência do cliente e na otimização dos serviços prestados.

Para tanto, existem consultorias especializadas que realizam essa adequação. Trata-se de um processo tão criterioso, que se inicia por um treinamento da equipe, demonstrando qual a importância e os objetivos da adequação, passando por um diagnóstico, para verificar na gestão interna quais pontos necessitam de serem adequados e quais estão em conformidade.

Nesse momento, são criadas as políticas de qualidade e estabelecidos os papéis dentro da organização empresarial, delimitando responsabilidades. É realizada também uma análise dos riscos e formas de mitigá-los. Além disso, são criados os procedimentos de funcionamento das mais diversas áreas, como a comunicação com os clientes, a operacionalização de processos internos, dentre outros.

Somente após serem superadas todas essas etapas, é necessário um auditor para que a empresa passe pela auditoria e receba a certificação, caso seja aprovada. Assim, é um trabalho de meses que envolve toda a equipe em busca da melhor gestão.

Quais são as vantagens de uma empresa que possui a certificação ISO 9001?

Como a ISO 9001 é uma certificação provinda de um organismo internacional, isso faz com que seja validada por uma diversidade de países. Portanto, é um padrão unificado que observa, ao mesmo tempo, as diversidades e os pontos em comum de empresas do mundo todo para promover uma gestão organizacional aprimorada.

Não somente isso, mas também é um selo que abre portas para negociações com o exterior, visto que é difundida mundialmente.

Além disso, como brevemente descrito, o procedimento até a retirada da certificação é bem minucioso e detalhista, portanto, uma empresa que possui o selo realmente se dedicou a estabelecer uma gestão de qualidade. Inclusive, em cada país, a norma é adaptada para atender a legislação interna, sendo denominada a sua adaptação brasileira de NBR ISO 9001.

Isso gera uma maior confiança e segurança no momento da contratação e consequentemente um padrão alto de qualidade dos serviços. Pois um dos focos principais da ISO 9001 é justamente a experiência e satisfação do receptor do serviço, possuindo um canal contínuo para feedbacks, visando constantemente a melhoria.

Ademais, a cada cinco anos a ISO 9001 passa por um processo de renovação, para que seus próprios requisitos sejam otimizados e, consequentemente, as empresas tenham que se adequar às novas regras na renovação da certificação.

Os princípios norteadores da ISO 9001.

Assim como a maioria das regulamentações, a ISO 9001 também possui os seus princípios basilares, que edificam a certificação. Vamos conhecê-los?

  • Foco no cliente: o objetivo principal que envolve o planejamento de estratégias é atender, e até mesmo superar, as necessidades dos clientes;
  • Liderança: definir uma missão clara e objetiva para a empresa, para que toda a equipe os aplique constantemente. Em falar nisso, você já conhece a missão e os valores da CHC? Ainda não!? 
  • Engajamento das pessoas: investir na capacitação e qualificação da equipe, que gere valor aos clientes;
  • Abordagem de processos: estabelecer a gestão interna de forma que melhores a eficiência da condução dos processos;
  • Melhoria constante: o ecossistema empresarial deve sempre estar em constante evolução e melhoria;
  • Decisão baseada em evidências: as decisões sempre devem ser tomadas com base em estudos, análises e auditorias previamente realizadas;
  • Gestão de relacionamento: tanto os funcionários, quanto fornecedores e clientes devem possuir um bom relacionamento com a empresa, pois esta depende diretamente daqueles para atingir a excelência.

Uma parceria de sucesso

Toda família tem suas particularidades, que a torna única. Nesse caso, decidimos unir as nossas para proporcionar uma experiência única que considere sempre a opinião e feedback trazidos por nossos clientes combinado a um serviço de excelência.

Sempre em constante evolução, realizando a renovação anual dessa certificação tão importante, conseguimos perseguir o caminho de prestar serviços jurídicos cada vez mais excelentes e personalizados à necessidade de cada cliente.


Quer conhecer mais e acompanhar a evolução dessa história? Inscreva-se no nosso 🎬 Canal do Youtube e visite o perfil da 📸 @chcadvocacia no Instagram, garantimos que você vai compreender o Direito com informação de qualidade e uma pitada de bom humor. 🎧 Ouça ainda os episódios do Podcast JusTaPop, a sua conexão com o #DireitoDescomplicado. Além disso, convidamos você a fazer parte da nossa Comunidade no 📲 Telegram, lá você receberá na palma da sua mão nossos materiais, dicas práticas e ainda terá acesso aos conteúdos exclusivos para os inscritos no canal. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima