whatsapp anchor

Veja como a auditoria ambiental pode ser usada como uma ferramenta de gestão

Escrito por CHC Advocacia

A auditoria ambiental é um tipo de fiscalização que ajuda a identificar se determinada empresa está cumprindo corretamente com a legislação ambiental, em vários casos.

 

Há alta valorização de empresas que seguem um modelo de gestão sustentável, o que tem levado organizações a ajustarem suas atividades a fim de atender aos requisitos das legislações ambientais. Assim, assumem uma postura mais ecologicamente correta e diminuem o prejuízo que suas atividades causam à natureza.

 

Vejamos como a auditoria ambiental pode ser usada como uma ferramenta que beneficie os negócios, tanto do ponto de vista financeiro como atraindo mais clientes, fidelizando-os, e conferindo maior credibilidade à empresa.

 

Como a auditoria ambiental pode beneficiar seu negócio e atrair mais clientes

 

A auditoria ambiental é um processo gerenciado por um auditor líder, acompanhado por uma equipe, tendo por objetivo avaliar se as empresas estão agindo em conformidade com as leis ambientais.

 

O consumidor em geral passou a ter um comportamento mais exigente, mais responsável e preocupado com o meio ambiente e sua preservação. Por consequência, passou a valorizar mais os produtos ecologicamente corretos, que não causam danos ao ambiente.

 

Dessa forma, as auditorias ambientais vieram para servir como uma ferramenta aliada à gestão ambiental, que, quando bem utilizada, ajuda no processo de produção das empresas preocupadas com a responsabilidade socioambiental.

 

Os benefícios de se adotar de um Sistema de Gestão Ambiental são:

 

1. Conformidade jurídica

 

Desta forma, evita-se penalidades, problemas com indenizações e processos, paralisações de atividades e mudanças de local.

 

2. Melhoria da imagem e da reputação da empresa

 

Empresas que optam por produtos ecologicamente corretos são mais reconhecidas pelo mercado e pelos consumidores, possuem melhor avaliação de desempenho pela auditoria ambiental, são mais transparentes, sendo consideradas empresas limpas e bem-vistas.

 

3. Melhoria da competitividade

 

O compromisso ambiental é uma prática realizada no mundo todo. O comércio internacional possui padrões rigorosos a fim de atender a clientes mais influentes que exigem o critério ambiental. Com a globalização e os grandes blocos internacionais, como a União Européia, as exigências e cuidados com o meio ambiente passaram a ser um fator estratégico.

 

4. Redução de custos

 

Um sistema de gestão ambiental provoca a diminuição dos desperdícios de matéria-prima, havendo redução de custos para a empresa, além de diminuir o risco ambiental e as próprias despesas decorrentes de tal risco.

 

5. Acordos entre empresa e cliente

 

Ajuda na prevenção de problemas, bem como na correção de problemas existentes, havendo uma melhoria contínua dos serviços e fazendo com que a empresa esteja sempre um passo à frente dos concorrentes.

 

Considerando os métodos rigorosos utilizados pelos auditores, a empresa que cumpre com as normas poderá ter uma melhoria contínua, chegando a ter até 100% de eficácia na sua gestão.

 

Entre estas normas, está o ISO 14001, uma norma voluntária criada para ajudar no gerenciamento das empresas a fim de equilibrar suas atividades e interesses financeiros com os impactos ambientais ou de saúde de seus funcionários.

 

Na gestão ambiental, há uma série de atividades que precisam ser realizadas a fim de se obter esta certificação, tais como:

 

  • elaborar técnicas para administrar o meio ambiente;

 

  • garantir que a empresa esteja agindo de acordo com as leis ambientais;

 

  • implantar um programa de combate à poluição;

 

  • gerenciar instrumentos para corrigir danos ao meio ambiente;

 

  • harmonizar os produtos às exigências ecológicas;

 

  • fiscalizar o programa ambiental da empresa.

 

Alguns benefícios motivadores que a certificação ISO 14001 pode trazer para as empresas são:

 

  • ingresso no mercado internacional;

 

  • padronização dos procedimentos internos de gestão ambiental;

 

  • melhoria da imagem corporativa;

 

  • aumento da consciência ambiental de fornecedores.

 

Obter esta certificação é a motivação principal das corporações, pois é sinônimo de qualidade e de estar cumprindo com os requisitos exigidos na seara ambiental.

 

No entanto, para a certificação ser obtida, é preciso um preparo bastante minucioso por parte da empresa que passará pelo processo da auditoria. Após obter a certificação ambiental pela ISO 14001, é preciso manter-se em melhoria contínua, primando sempre pela eficácia para manter o padrão adquirido.

 

É recomendado que todas as empresas que tenham implantado o SGA façam auditorias periodicamente a fim de checar se os sistemas foram implementados de forma devida e se foram implantados adequadamente, de acordo com os requisitos exigidos pela norma.

 

Além disso, é preciso realizar avaliações regulares para verificar se as normas de legislação ambiental continuam sendo obedecidas.

 

Comprometimento com a questão ambiental

 

Diante deste novo pensamento, as empresas devem cada vez mais incorporar o componente ambiental em seus cenários ao tomar decisões, bem como manter-se responsáveis quanto às questões ambientais.

 

A auditoria ambiental é instrumento técnico bastante válido, que procura cada vez mais melhorar os relacionamentos de parceria com as empresas, conferindo maior envolvimento e confiança, além de aumentar a eficácia ambiental das organizações. Gera também maior conscientização ambiental nos funcionários, melhorando o atendimento às comunidades em que a empresa está inserida, reafirmando o comprometimento com a sustentabilidade e a submissão às leis ambientais.

 

As auditorias ambientais se tornaram necessárias a partir dos avanços tecnológicos para garantir que os recursos naturais não se acabem a partir desta evolução, prevenindo assim a ocorrência de grandes impactos ambientais.

 

A questão da auditoria ambiental é importante, podendo ser considerada como um instrumento de verificação dos processos das empresas em relação à parte ambiental, possibilitando uma forma de comprovar a eficiência das corporações em preservar o meio ambiente.

 

O sistema de gestão ambiental serve para identificar riscos e problemas de infração pelo descumprimento das normas padronizadas, mostrando tanto os pontos fortes quanto os  pontos fracos das operações.

 

É importante que a empresa que se candidate a obter esta certificação estude e conheça mais a fundo sobre as exigências e os benefícios desta ferramenta ambiental antes de implantar um sistema de gerenciamento ambiental em sua empresa.

 

Mostra-se interessante que as empresas divulguem para o seu público-alvo que passaram pelo processo de auditoria, de certificação, confirmando, assim, que são comprometidas com a questão ambiental.

 

E você, leitor, percebeu o valor que as auditorias ambientais podem agregar para sua empresa? Se você quer saber mais sobre este assunto e ter acesso a novos conteúdos, assine nossa newsletter!

 

Deixe um comentário