Você já parou para pensar que a maioria dos problemas jurídicos das empresas poderiam ter sido evitados ? E que isso poderia inclusive reduzir o passivo da empresa?
Este nobre trabalho é o da chamada auditoria.
O que você vai encontrar neste artigo:
O QUE É UMA AUDITORIA E QUEM A REALIZA?
A auditoria nada mais é do que um pente fino nos setores produtivos das empresas, mostrando aos sócios em quais pontos são mais vulneráveis de sofrerem ações judiciais em diversas esferas, tais como trabalhista, tributária e até mesmo contratual.
Mas atenção! Justamente por tratar dos riscos judiciais, este tipo de auditoria é atividade exclusiva de advogados, por força do art. 3º do Estatuto da OAB.
Por diversas vezes o sócio-administrador pode se entender experiente e tentar cuidar de tudo, mas a realidade é que nada como um especialista para tratar de certos problemas. É neste momento que se deve procurar um escritório de advocacia que preste este serviço.
Durante a auditoria, serão analisados todas as condutas e documentações do setor que se sujeitará à auditoria. Será verificado se a legislação está sendo cumprida e quais são as melhores estratégias que a empresa deverá adotar para reduzir certos custos e trazer maior segurança jurídica para os negócios em que a empresa participará.
QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS?
Vale ressaltar que a auditoria jurídica não visa a extinção de demandas em face da empresa, até mesmo porque isto ocorreria em um cenário utópico. Ela evita lides temerárias, que com suas condenações podem levar uma empresa à falência.
Ou seja, a auditoria orientará os responsáveis para que ajam da forma prevista em lei, evitando-se pequenos equívocos que podem custar caro, atuando de forma preventiva.
COM QUAL FREQUÊNCIA DEVE SER REALIZADA?
Por ser um serviço de extrema importância para o bom andamento empresarial, recomenda-se que a auditoria seja realizada frequentemente, estando a empresa sempre sob a orientação de um advogado, a fim de evitar danos irreversíveis.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?
Alguns pensam que a auditoria é apenas mais um gasto e muito se engana quem pensa desta forma, pois este serviço é capaz de verificar pontos que podem trazer lucros à empresa, ou, pelo menos, prevenir gastos desnecessários, como por exemplo quando é posto em prática um planejamento tributário, que são manobras lícitas que evitam uma sobrecarga de tributação incidente sobre atividades, produtos e mão-de-obra da empresa.
Não pense que está gastando ao pagar por este serviço, e sim que está investido para o bem-estar de todas pessoas físicas e jurídicas envolvidas. Caso contrário, sempre haverá o ditado popular de que o barato sai caro.
Portanto, busque escritórios renomados que prestem este serviço e tenha sempre uma segurança ao realizar contratos de locação, de empréstimo, de trabalho, entre outros.
Se você ficou interessado nesse tipo de serviço e quer saber mais sobre como ele é útil para sua empresa, entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos profissionais!
1 comentário em “O que a auditoria jurídica pode fazer pela sua empresa?”
Pingback: Você sabe como a Lei de Proteção de Dados vai afetar sua empresa? - CHC Advocacia