O que a auditoria jurídica pode fazer pela sua empresa?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Leitura de 3 min

Você já parou para pensar que a maioria dos problemas jurídicos das empresas poderiam ter sido evitados ? E que isso poderia inclusive reduzir o passivo da empresa?

Este nobre trabalho é o da chamada auditoria.

O QUE É UMA AUDITORIA E QUEM A REALIZA?

A auditoria nada mais é do que um pente fino nos setores produtivos das empresas, mostrando aos sócios em quais pontos são mais vulneráveis de sofrerem ações judiciais em diversas esferas, tais como trabalhista, tributária e até mesmo contratual.

Mas atenção! Justamente por tratar dos riscos judiciais, este tipo de auditoria é atividade exclusiva de advogados, por força do art. 3º do Estatuto da OAB.

Por diversas vezes o sócio-administrador pode se entender experiente e tentar cuidar de tudo, mas a realidade é que nada como um especialista para tratar de certos problemas. É neste momento que se deve procurar um escritório de advocacia que preste este serviço.

Durante a auditoria, serão analisados todas as condutas e documentações do setor que se sujeitará à auditoria. Será verificado se a legislação está sendo cumprida e quais são as melhores estratégias que a empresa deverá adotar para reduzir certos custos e trazer maior segurança jurídica para os negócios em que a empresa participará.

QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS?

Vale ressaltar que a auditoria jurídica não visa a extinção de demandas em face da empresa, até mesmo porque isto ocorreria em um cenário utópico. Ela evita lides temerárias, que com suas condenações podem levar uma empresa à falência.

Ou seja, a auditoria orientará os responsáveis para que ajam da forma prevista em lei, evitando-se pequenos equívocos que podem custar caro, atuando de forma preventiva.

COM QUAL FREQUÊNCIA DEVE SER REALIZADA?

Por ser um serviço de extrema importância para o bom andamento empresarial, recomenda-se que a auditoria seja realizada frequentemente, estando a empresa sempre sob a orientação de um advogado, a fim de evitar danos irreversíveis.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Alguns pensam que a auditoria é apenas mais um gasto e muito se engana quem pensa desta forma, pois este serviço é capaz de verificar pontos que podem trazer lucros à empresa, ou, pelo menos, prevenir gastos desnecessários, como por exemplo quando é posto em prática um planejamento tributário, que são manobras lícitas que evitam uma sobrecarga de tributação incidente sobre atividades, produtos e mão-de-obra da empresa.

Não pense que está gastando ao pagar por este serviço, e sim que está investido para o bem-estar de todas pessoas físicas e jurídicas envolvidas. Caso contrário, sempre haverá o ditado popular de que o barato sai caro.

Portanto, busque escritórios renomados que prestem este serviço e tenha sempre uma segurança ao realizar contratos de locação, de empréstimo, de trabalho, entre outros.

Se você ficou interessado nesse tipo de serviço e quer saber mais sobre como ele é útil para sua empresa, entre em contato conosco e agende uma conversa com nossos profissionais!

1 comentário em “O que a auditoria jurídica pode fazer pela sua empresa?”

  1. Pingback: Você sabe como a Lei de Proteção de Dados vai afetar sua empresa? - CHC Advocacia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *