whatsapp anchor
Atualizado em

6 sinais de que a sua empresa precisa de uma consultoria tributária

Escrito por CHC Advocacia

consultoria tributária
Lidar com uma alta carga tributária é um dos principais desafios de quem empreende no Brasil. Além de uma abundante quantidade de impostos, taxas e contribuições, os empreendedores precisam trabalhar com uma legislação complexa e ambígua, o que muitas vezes transforma a gestão de uma empresa em um grande desafio.Por esse motivo, contar com uma boa consultoria tributária deixou de ser apenas uma questão de estratégia para se tornar uma necessidade para a maioria dos empreendimentos. Além de eliminar dúvidas sobre o recolhimento de impostos, esse tipo de consultoria auxilia na otimização da carga de tributos, além de evitar multas e sanções.Muitas empresas que estão adotando a consultoria tributária de forma preventiva vêm experimentando impactos positivos, seja no orçamento, seja na diminuição de demandas jurídicas. Contar com quem entende da legislação relativa a tributos pode ser a melhor forma de construir um plano de ação voltado à diminuição de gastos, além de criar boas práticas que evitem a aplicação de multas e outras sanções.Para empreendedores que ainda não estão totalmente convencidos sobre a necessidade de investir em uma consultoria tributária, vale a pena prestar atenção em alguns sinais que seu negócio pode dar! Quer saber mais? Então, não deixe de conferir nosso artigo.

1. Você tem dúvidas sobre quais impostos a sua empresa deve recolher

O regime tributário de uma empresa pode ser determinado por uma série de fatores. O modelo societário, o porte e o faturamento são os principais itens a serem considerados na hora de fazer o enquadramento. A legislação, portanto, não é rígida, e isso faz com que cada empresa, dependendo de suas características, possa ter um enquadramento específico.Uma empresa que recolhe impostos pelo Simples Nacional, pelo Lucro Presumido ou pelo Lucro Real conta com uma carga específica de impostos, e seu enquadramento incorreto pode onerá-la com tributos que não necessariamente precisa recolher. Para quem tem dúvidas sobre o tipo de enquadramento sua empresa deve ter, quais impostos deverá recolher e a razão deles, contar com uma consultoria tributária pode ser o primeiro passo para eliminar essas inquietações.

2. Sua empresa vem recolhendo os tributos de forma incorreta

Como explicamos acima, quando uma empresa não é enquadrada corretamente, a chance de estar recolhendo mais impostos do que precisa é bem grande. Por isso, o ideal é verificar o regime tributário, o tipo de enquadramento e analisar quais são as possibilidades que a legislação oferece para otimizar a carga de impostos.Uma consultoria tributária eficiente, realizada por profissionais da área jurídica, pode ajudá-lo a compreender quais são as possibilidades que a legislação oferece na hora de recolher os impostos.

3. Sua empresa desconhece os regimes de tributação e recolhe mais do que o necessário

O planejamento tributário é um estudo conduzido por um profissional da área jurídica que visa não apenas analisar o regime tributário da empresa, como também avaliar as possibilidades de realizar a elisão fiscal e, consequentemente, melhorando o caixa da empresa.A elisão fiscal é uma manobra legal que a empresa pode adotar para reduzir a quantidade de tributos pagos ou o montante dispendido com eles. Além de organizar as despesas, a empresa acaba se valendo dessa estratégia para ajustar seu fluxo de caixa e adequar sua carga fiscal.Vale destacar que evasão fiscal e elisão fiscal são coisas distintas e que não devem ser confundidas. Ao passo que a elisão fiscal é uma manobra legal e permitida, a evasão é conduta criminosa e pode acarretar problemas tanto para a empresa, quanto para os seus gestores.

4. Sua empresa sofreu uma autuação

Devido à falta de pagamento de impostos, recolhimento incorreto ou falta do cumprimento de obrigações acessórias, muitas empresas acabam sofrendo sanções das Receitas Federal, Estadual e/ou Municipal. Com os novos sistemas digitais implementados pela Receita, como o SPED Fiscal, a fiscalização ficou automatizada e muito mais ágil, fazendo com que pequenas irregularidades que demoravam a ser identificadas, agora sejam localizadas pelos fiscais com poucos cliques.Por conta disso, as empresas sentem, hoje, maior necessidade de se organizar com relação ao recolhimento de tributos e ao cumprimento das obrigações acessórias.Para empresas que sofreram autuações e não tomaram nenhuma providência, no sentido de se organizar internamente e criar boas práticas, a consultoria tributária pode ser um ótimo primeiro passo.Além de esclarecer questões sobre quais são os impostos a serem recolhidos, quais as datas e quais são as obrigações acessórias necessárias, a consultoria auxilia a empresa e o empreendedor a se organizarem, criando uma série de boas práticas que evitam autuações e aplicações das pesadas sanções do Fisco.

5. Sua empresa realiza operações complexas que envolvem recolhimento de tributos

Determinadas empresas contam em seu dia a dia com operações complexas que podem ensejar o recolhimento de diferentes impostos. Importações e exportações, transporte de produtos por diferentes estados, abertura de filiais em localidades distintas, entre outras, podem gerar confusão na hora de recolher os impostos. Nesses casos, contratar uma consultoria tributária pode ser uma excelente solução, especialmente para evitar autuações ou problemas na hora de recolher os impostos obrigatórios.Contar com o conhecimento de um especialista em legislação tributária também é a melhor maneira de verificar como fazer com que essas operações sejam realizadas da forma mais eficiente, tendo em vista o recolhimento de impostos.

6. Sua empresa precisa economizar em impostos

O momento é de instabilidade econômica e, justamente por isso, muitas empresas vêm promovendo cortes no orçamento. Porém, a questão tributária, para muitas, representa um grande ônus que interfere diretamente no financeiro e na dinâmica de todo o negócio.A contratação de uma consultoria tributária também é benéfico para a empresa na hora de economizar em impostos. Com o auxílio de um especialista na área jurídica, é possível montar um plano de ação visando minimizar a carga tributária sem que existam ilegalidades ou mesmo risco de autuação e aplicação de multas e outros tipos de sanções.Se você ficou com alguma dúvida sobre o tema ou deseja uma consultoria, a CHC Advocacia pode te ajudar! Basta que você entre em contato conosco! Além disso, se você gostou do artigo e deseja ter acesso a mais conteúdo jurídico descomplicado, inscreva-se no nosso 🎬 Canal do Youtube e visite o nosso perfil 📸 @chcadvocacia no Instagram, garantimos que você vai compreender o Direito com informação de qualidade e uma pitada de bom humor.🎧 Ouça ainda os episódios do Podcast JusTáPop, a sua conexão com o #DireitoDescomplicado.Você já conhecia a consultoria tributária jurídica? Tem dúvidas sobre como um advogado pode lhe auxiliar na elaboração de um projeto para otimizar a carga tributária da sua empresa? Então, entre em contato e saiba mais!

Deixe um comentário