Consultoria jurídica online: Conheça 7 vantagens de consultar um escritório pela internet

Consultoria Jurídica Online: um panorama geral

Novidade no Brasil, os serviços de consultoria jurídica online têm crescido em todo o mundo, impulsionados pelos avanços da tecnologia e pela necessidade cada vez maior dos indivíduos e das empresas por soluções práticas e rápidas.

 

Normalmente realizada em casos que não demandam a atuação direta no judiciário, como a prevenção de litígios, a emissão de pareceres, a realização de auditorias e a elaboração e análise de contratos, a consultoria jurídica online nada mais é do que a prestação dos serviços de assessoramento do advogado por meio de uma plataforma digital, evitando o deslocamento físico do cliente e do profissional, além de propiciar uma série de outras vantagens.

 

Esse futuro já chegou em outros ramos do setor da prestação de serviços: hoje, pedimos um lanche por um aplicativo, não pelo telefone; abrimos uma conta bancária digital e podemos realizar todas as operações pela internet, evitando o pagamento das temidas taxas bancárias; se queremos aprender alguma coisa nova, contratamos videoaulas pela internet, ao invés de procurar um professor particular.

 

Ficou curioso? Veja algumas das principais vantagens que os serviços de consultoria jurídica online proporcionam:

 

1- Praticidade: a funcionalidade que seu empreendimento precisa.

 

Como as demandas existentes no meio empresarial dependem cada vez mais da utilização de aparatos tecnológicos que possam potencializar os recursos mais preciosos de uma empresa, tal como o tempo de seus gestores, a consultoria jurídica online se apresenta como alternativa ideal para prevenir e solucionar os assuntos jurídicos de forma bastante cômoda, uma vez que possibilita o alinhamento de tais questões no momento mais conveniente para o empresário, seja durante a pausa para o cafezinho enquanto manuseia seu smartphone, ou até mesmo no momento destinado para a leitura dos seus e-mails.

 

2 – Mobilidade na contratação: superando as barreiras do tempo e do espaço.

 

A falta de espaço na agenda para encaixar uma reunião ou o tempo perdido no deslocamento para tais encontros nunca mais serão lembrados ao estabelecer contato com seus advogados.

 

Além de sua contratação integralmente virtual, o serviço de consultoria jurídica online possibilita que os assuntos jurídicos sejam tratados a todo momento e dos mais variados lugares, tais como enquanto se espera a partida de um vôo, durante uma reunião de negócios com um fornecedor ou parceiro comercial, e até mesmo de um quarto de hotel do outro lado do mundo.

 

3 – Celeridade na prestação dos serviços: obtenha as respostas no momento que as perguntas surgirem.

 

Não será mais necessário esperar dias ou até mesmo semanas para conversar com seu advogado e solucionar aquela dúvida que pode definir o futuro do seu negócio.

 

Através dos serviços de consultoria jurídica online, as pessoas podem contatar seus advogados a qualquer momento, recebendo destes respostas imediatas acerca de seus questionamentos, tudo pautado na velocidade que os serviços virtuais podem oferecer.

 

4 – Segurança das informações: tenha tudo guardado onde só você poderá ter acesso.

 

Os serviços de consultoria jurídica online, integrados com o sistema de armazenamento de dados na nuvem e com a segurança das informações trocadas mediante o uso de criptografia, além de garantirem o sigilo das informações trocadas, possibilitam o acesso do proprietário a todo o conteúdo disponibilizado de qualquer lugar do mundo.

 

Imagine que você consultou seu advogado da maneira tradicional e, alguns meses após receber aquela consulta jurídica, volta a enfrentar o mesmo problema. Caso seu negócio não possua um sistema organizado de armazenamento de documentos e informações, provavelmente você precisará consultar seu advogado novamente. Com os serviços de consultoria jurídica online esse problema não mais existirá, uma vez que tudo fica armazenado na nuvem, podendo ser consultado a qualquer momento.

 

5 – Ausência de limites territoriais: contrate, de qualquer lugar, um escritório de qualquer parte do Brasil – ou do mundo.

 

Os avanços da tecnologia não permitem apenas que a contratação dos serviços de um advogado aconteça em qualquer lugar, mas também possibilitam que o próprio profissional contratado seja de uma localidade distinta.

 

Por exemplo, pessoas que moram em cidades afastadas dos grandes centros urbanos e que, no passado, só tinham acesso a serviços de advocacia generalistas, hoje podem solicitar consultas jurídicas online adequadas especificamente às suas necessidades, fornecidas por especialistas no assunto.

 

6 – Controle dos serviços: acompanhe, passo-a-passo, a elaboração da resposta de sua consulta

 

Uma das principais queixas dos clientes a respeito dos serviços jurídicos tradicionais é a falta de controle sobre o trabalho do advogado durante a sua elaboração, sendo frequentes os relatos de indivíduos e empresas que, após uma longa espera, descobrem que a resposta do profissional não se adequa exatamente à consulta realizada.

 

No caso de serviços prestados por meio de plataformas digitais, esse tipo de problema é superado quase que integralmente, não só porque a troca de informações e documentos entre advogado e cliente acontece instantaneamente, mas também porque existem ferramentas que permitem que o trabalho realizado seja acompanhado em tempo real, inclusive com a possibilidade de o usuário do serviço acrescentar comentários e sugestões.

 

7 – Redução dos custos operacionais: tecnologia a serviço do seu bolso.

 

Não bastassem as demais comodidades e vantagens já mencionadas, a consultoria jurídica online também possibilita a redução de uma série de custos operacionais que antes eram inerentes aos serviços de advocacia. Custos com cópias físicas de documentos, impressões de minutas de contratos, ligações telefônicas, deslocamento para reuniões, dentre outros, são inexistentes quando tudo o que é necessário para alcançar a solução jurídica buscada está em uma plataforma digital, disponível na internet.

 

Gostou do nosso artigo? Acompanhe mais em nosso site e mantenha-se sempre informado através de nossas redes sociais – facebook, instagram e linkedin.

 

Por Davi Mendes e Edson Resende

 

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Contrato de Prestação de Serviçosdepartamento jurídico