O que observar na hora de contratar uma consultoria jurídica empresarial?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Leitura de 6 min

Ter um empreendimento significa lidar diariamente com diversas questões legais, como o cumprimento de normas para funcionamento ou a tratativa com clientes e empregados.

Por isso, a contratação de uma consultoria jurídica empresarial é fundamental para garantir uma boa gestão do negócio.

Porém, no momento de realizar essa contratação, é preciso observar diversos fatores para garantir que o serviço estará de acordo com as expectativas e necessidades do empresário.

Pensando nisso, preparamos este post abordando a consultoria jurídica empresarial e as principais características que o serviço deve ter. Continue a leitura e informe-se!

A consultoria jurídica empresarial

Esse serviço é contratado para atuar na prevenção de problemas e na busca pela melhor solução para os já existentes. A rotina de um empreendimento constantemente se depara com alguma questão legal ou com problemas judiciais, que exigem o conhecimento de especialistas em determinadas áreas do Direito.

A consultoria pode ser contratada por ato, ou seja, apenas quando a empresa precisar solucionar uma questão específica, ou por meio de um contrato de longo prazo, com pagamentos mensais, garantindo uma prestação de serviço mais abrangente.

Nos casos de contratação por um prazo maior, com a frequência e a recorrência dos atendimentos, os advogados estarão cada vez mais familiarizados com os procedimentos e as rotinas da empresa, o que permitirá uma análise do cenário interno e a avaliação das possibilidades de crescimento, garantindo as soluções mais adequadas para o empreendimento.

Vantagens da contratação de uma assessoria jurídica

A maior vantagem na contratação de uma consultoria jurídica empresarial é a possibilidade de atuar preventivamente, buscando evitar problemas legais e demandas judiciais. A assessoria especializada terá os conhecimentos necessários para buscar o melhor caminho e indicar as decisões mais acertadas, reduzindo os custos gerados na solução de problemas.

Por atuar em diversas áreas da empresa, o escritório contratado poderá verificar o integral cumprimento das normas e, quando não for possível, procurar as melhores alternativas para resolver o problema do modo mais rápido e com o menor impacto financeiro.

Por exemplo, com uma boa consultoria trabalhista, a empresa pode garantir a observância e o cumprimento dos direitos dos seus empregados, evitando problemas nas fiscalizações dos órgãos responsáveis e prejuízos com reclamações trabalhistas. Da mesma forma acontece em relação aos fornecedores e consumidores, às questões empresariais internas, ao pagamento de impostos e taxas, entre outros.

Assim, com o auxílio de um escritório de advocacia, a empresa consegue tomar decisões e atuar sempre de acordo com a lei, tendo mais segurança jurídica.

O que observar na hora de contratar uma consultoria jurídica empresarial

Quando a empresa opta por contar com uma assessoria jurídica, existem algumas características que devem ser observadas para garantir a contratação de um serviço satisfatório e de qualidade. Saiba quais são:

Experiência e atualização dos profissionais

A experiência em assessoria jurídica e advocacia é fundamental. Para lidar com todas as questões de uma empresa, é preciso conhecer não apenas as leis, mas os procedimentos internos e burocráticos necessários, além das decisões judiciais, dos posicionamentos dos órgãos públicos e de outros fatores que sejam relevantes para o negócio.

Ainda, além da experiência, é importante verificar se os profissionais estão atualizados. A legislação sofre constantes alterações, por isso, é fundamental que o escritório contratado preze pela atualização dos seus profissionais.

Pronto atendimento

Ao contratar esse serviço, é preciso saber como se dará o atendimento e a disponibilidade dos profissionais. Em alguns casos, o empresário poderá se deparar com uma situação urgente, precisando de algum meio de contato para conseguir esclarecer uma dúvida ou fazer alguma solicitação.

Por isso, é importante verificar quais canais de atendimento estarão à disposição, se o escritório atende somente pessoalmente ou por telefone, ou, ainda, se oferece outras formas de comunicação, como por e-mail, chat on-line ou WhatsApp, por exemplo.

Consultores especialistas em áreas distintas

Outro ponto fundamental é a presença de consultores especialistas em diferentes áreas. O Direito é dividido em diversos ramos: empresarial, tributário, trabalhista, consumidor, previdenciário etc. Por melhor que seja o advogado, é difícil que se tenha o domínio completo de mais de uma área.

Cada uma envolve diferentes leis e normas processuais, por isso, ao contratar um escritório para consultoria jurídica, é fundamental conhecer o quadro de advogados e as especialidades que são oferecidas. Assim, o empresário garantirá um serviço abrangente e com a qualidade necessária para que disponha do melhor para o seu negócio.

Acompanhamento completo

Na hora de contar com a assessoria, é preciso garantir que o escritório fará o acompanhamento completo dos casos. É preciso que o serviço seja abrangente, com um bom atendimento inicial, acompanhamento das situações apresentadas pela empresa, ingresso com ação judicial ou apresentação de defesa, quando necessário, análise da possibilidade de recursos e observância dos prazos para cumprimento.

Ainda, nesse mesmo contexto, considerando que a consultoria é contratada para garantir o sucesso e a segurança do negócio, os profissionais devem estar sempre atualizados sobre a situação do empreendimento. Esse conhecimento é essencial para que possa ser realizado o trabalho preventivo necessário e para garantir que o profissional lide, de forma rápida, com eventuais urgências.

Assim, uma consultoria que faça o acompanhamento completo da empresa e das situações envolvidas terá sempre em mãos os dados necessários para auxiliar a evolução do empreendimento, facilitando o atendimento e a prestação do serviço.

Assessoria on-line e física

É inegável o papel que a internet tem atualmente na vida das pessoas. Nesse sentido, é importante que o escritório contratado esteja pronto para se adequar ao uso da tecnologia e à modernização do atendimento.

É comum a ocorrência de viagens e urgências que não permitam que o empresário e o advogado se encontrem. Por isso, a oferta de um atendimento on-line, e não apenas presencial, é um ótimo diferencial. Assim, o empresário poderá garantir que, mesmo longe, terá o atendimento necessário quando for preciso.

Ainda, diante das funções e dos compromissos dentro da empresa, a consultoria on-line permite que o empresário seja atendido sem precisar se deslocar, garantindo uma melhor utilização do seu tempo.

A advocacia, apesar de lembrada com mais frequência no momento de resolver um problema já existente, tem um papel importante na consultoria e na prevenção de riscos. Por ter essa função, a contratação do serviço deve trazer segurança e confiança para o empresário.

Desse modo, é importante buscar escritórios especializados com profissionais capacitados, para ter à disposição do negócio o conhecimento de advogados especialistas em diversas áreas do Direito, podendo suprir todas as necessidades da empresa.

Gostou deste artigo? Se você está procurando uma consultoria jurídica empresarial de qualidade, aproveite para baixar gratuitamente o e-book sobre a CHC Advocacia e conheça os nossos serviços especializados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima