Consultoria jurídica online funciona ou é melhor contratar localmente?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Leitura de 12 min

Muitos empreendedores evitam ao máximo a contratação de uma consultoria jurídica preventiva, acreditando que esse tipo de serviço demanda um alto investimento. Com a consultoria jurídica online, no entanto, isso vem mudando.

Hoje, graças à internet e à tecnologia, é possível ter uma assessoria completa de um profissional especializado na área com mais agilidade e menor custo. Para saber como funciona essa modalidade e por que sua empresa deve considerar investir em uma, continue lendo este artigo!

Por que contratar uma consultoria jurídica online?

Você poderia afirmar que a sua empresa realiza todos os procedimentos corretos na hora de admitir e de demitir funcionários, evitando, assim, problemas trabalhistas? Os contratos do seu negócio apresentam cláusulas adequadas à legislação?

O que fazer sobre o recolhimento de impostos? Você vem executando essa tarefa de forma correta? Em relação à entrada de um novo sócio? De que forma você vai incluir isso no contrato social? Essas são questões comuns que surgem no dia a dia de muitas empresas. Nem todos os empreendedores, porém, dão a devida atenção.

Contar com uma boa assessoria jurídica é o primeiro passo para evitar problemas no futuro em sua empresa. Qualquer negócio, hoje, conta com diversas questões jurídicas relacionadas a contratos ou questões trabalhistas, societárias, tributárias, entre outras.

O descumprimento — ou muitas vezes o desconhecimento — da legislação pode virar motivo para ações na Justiça contra o seu empreendimento, além da aplicação de multas e de outras sanções por parte dos órgãos de fiscalização.

Por isso, é fundamental contar com um escritório de advocacia, que possa orientar quanto às melhores práticas para o seu caso e ajudá-lo a se prevenir de contratempos nos próximos anos.

Muitos empreendedores, especialmente aqueles que lidam com pequenos negócios e startups, trazem uma série de restrições ao contratar esse tipo de serviço. Como companhias desse porte, em geral, contam com um orçamento enxuto, muitas acreditam que vale mais a pena correr o risco de ter problemas futuros do que pagar para evitá-los agora.

Porém, essa realidade vem mudando drasticamente com a internet. Graças a essa ferramenta, hoje é possível contar com serviços mais acessíveis (mas não menos eficientes) contratando uma consultoria jurídica online.

Como funciona esse tipo de serviço?

Em geral, esses trabalhos podem ser feitos por meio de um contrato por hora, por tarefa ou fixo mensal. Esse último, por vezes, não tem um número de horas delimitado para atendimento à empresa.

Por meio de atendimentos via Skype, Hangouts, e-mail e chat, o empreendedor tem acesso fácil e rápido às informações das quais precisa, sem que haja a necessidade de deslocamentos ou reuniões demoradas, que acabam mais atrapalhando do que ajudando na agenda.

Basicamente, a consultoria jurídica online ajuda o gestor a tirar dúvidas e esclarecer questões do dia a dia de forma ágil e bastante simples, evitando que pequenas questões acabem se transformando em adversidades — capazes de gerar muita dor de cabeça e mais gastos.

Quais são os benefícios dessa proposta?

Já tratamos sobre os diversos benefícios da consultoria jurídica online, mas não custa destacar as vantagens desses serviços, especialmente no contexto de pequenas e médias empresas.

Primeiramente, esse tipo de trabalho oferece uma enorme praticidade. Pequenos empresários costumam acumular uma série de funções. Por isso, contar com serviços que esclareçam dúvidas e problemas quando o empreendedor precisa facilita seu dia a dia e permite que ele foque nas questões mais relevantes do seu core business.

A consultoria jurídica online também permite maior mobilidade na hora da contratação e do atendimento, afinal o gestor não precisa mais perder tempo se deslocando até o escritório. É possível ter acesso a dados e informações relevantes a qualquer momento, já que muitos deles ficam armazenados em um sistema de nuvem, que torna ágil o acesso.

Vale destacar que a prestação de serviços é muito mais rápida, já que as ferramentas online possibilitam o contato direto e facilitam o cotidiano tanto do advogado quanto do empresário. Além de tirar dúvidas pontuais, como explicamos, o empreendedor tem acesso a arquivos que ficam armazenados na nuvem e podem ser consultados a qualquer momento.

A internet também vem se transformando em um ambiente cada vez mais seguro. Com a realidade dos processos eletrônicos e da certificação digital, o advogado já sabe que a transmissão de dados de caráter sigiloso dispõe de tecnologias específicas que impedem o acesso irregular de terceiros — ou mesmo a invasão de hackers.

Com a consultoria jurídica online, não existem mais limites territoriais. Por isso, você pode fechar parcerias com os melhores profissionais, mesmo que eles não tenham escritórios na mesma localidade da sede de sua empresa.

Com as ferramentas disponíveis (como Skype, Hangouts, plataformas de dados e e-mails), não existem mais os custos de impressão, telefone, entre outros que são comumente agregados aos serviços jurídicos.

Como o Direito tem acompanhado a tecnologia?

Existe, hoje, uma tendência na advocacia de proporcionar mais agilidade à prestação de serviços ao cliente. Assim, são combatidos os efeitos negativos da burocracia e da morosidade, que causam tanto descontentamento em empresários.

Com o uso da tecnologia, os serviços preventivos vêm se tornando muito mais acessíveis e atraentes às companhias dos mais diversos portes, o que traz benefícios para todos. Para os advogados, fazer um trabalho preventivo é garantir a satisfação do cliente sem que ele precise passar pelo Judiciário.

Nesse contexto, ferramentas como Skype, Hangouts acabam tendo um papel importante para facilitar a prestação de serviços. É possível oferecer mais agilidade e eficiência tanto ao cliente quanto ao próprio advogado.

A automação de documentos e contratos, além do uso da inteligência artificial, também é outro tópico que vem transformando o Direito e os serviços jurídicos em algo muito mais acessível. Dessa forma, o gestor é educado para uma cultura de compliance.

Assim como em qualquer esfera, é melhor prevenir do que remediar. No dia a dia de uma organização, isso significa economia de custos e menos dor de cabeça para administradores e empreendedores.

Quais são as diferenças entre consultoria jurídica presencial e online?

A diferença básica é justamente que na consultoria jurídica online, toda orientação é passada por meio do ambiente digital, dispensando a presença do cliente e do advogado em um mesmo espaço físico. O espaço compartilhado por ambos é o virtual.

Em relação á eficiência do trabalho, não há diferenças. Como se trata de uma conversa sobre temas burocráticos, que não exigem nenhuma atividade mais “prática”, a consultoria jurídica virtual não fica a dever em nada a uma consultoria presencial.

Podemos falar sobre algumas vantagens que a consultoria remota oferece em relação à consultoria presencial.

Primeiro, há a questão da comodidade, já que não é preciso se deslocar de casa até um escritório ou, o que pode acontecer também, o advogado se deslocar até a casa do cliente. Provavelmente, um trabalho em domicílio pode implicar em mais custos para o cliente. O atendimento virtual exige somente que os dois tenham um computador, notebook, um tablet ou smartphone de boa qualidade, com internet disponível. Assim, será possível utilizar o Skype, por exemplo.

Sem a necessidade de se deslocar, as duas partes ganham tempo e economizam dinheiro com transporte. Além de evitarem os transtornos do trânsito e os possíveis perigos que sempre existem nas cidades.

Há menos formalidade também, já que o cliente pode se consultar de sua casa mesmo. Ou seja, existirá um clima mais ameno e familiar.

Além disso, tirar dúvidas com advogado online pode ser bem mais barato que consultá-lo presencialmente. 

Outra vantagem a considerar é que a consultoria jurídica online é um serviço que pode ser feito em qualquer parte do país, ou seja, em qualquer região, estado ou município. Isso amplia o poder de alcance do escritório e facilita as coisas para o cliente, que não precisa ficar limitado aos escritórios locais.

Ele pode contar com a atuação de bons profissionais que, apesar de não se encontrarem presentes na região, ainda assim estão qualificados para prestar atendimento à distância.

É importante que o cliente entenda a diferença entre consultoria e assessoria jurídicas. Na primeira, são apresentadas soluções para as questões propostas pelo cliente. Na assessoria, há um envolvimento maior do advogado com o problema, significando que, pelo menos em alguns momentos, será necessário um encontro físico.

De forma mais simples, podemos dizer que a consultoria trabalha com palavras, argumentações, recomendações, análises, enquanto a assessoria se dispõe a executar algumas ações, um trabalho mais prático.

Quais casos podem ser tratados em uma consultoria jurídica online?

Em uma consultoria jurídica online, podem ser tratados diferentes casos, que envolvem áreas diversas como:

  • direito imobiliário: soluções para problemas entre inquilinos e proprietários, análise de contratos, atrasos para entregar o imóvel, efetivação de financiamentos;
  • direito familiar: soluções para conflitos envolvendo divórcio, partilha de bens, reconhecimento de união estável, pensão alimentícia, guarda de filhos de menor idade;
  • direito do consumidor: resolução para casos de cobranças indevidas, contratos de consórcios, produtos com defeitos ou serviços mal realizados, problemas com cartões de crédito ou planos de saúde;
  • direito trabalhista: esclarecimento de dúvidas sobre contratos de trabalho, rescisões, demissões, assédios;
  • direito internacional: orientação sobre dúvidas relacionadas a processos de emigração/imigração, investimentos, questões de tributação no exterior;
  • direito previdenciário: informações acerca de direitos aos benefícios, planejamentos, cálculos da Previdência Social;
  • pequenas e médias empresas: orientação a startups, pequenas e médias empresas que precisam de consultoria para redigir contratos a respeito de questões de trabalho e propriedade intelectual.

Como a CHC Advocacia pode ajudar?

As questões jurídicas podem transtornar muito sua vida. Mas com a consultoria jurídica online proporcionada pela CHC Advocacia, tudo fica bem mais fácil. Os advogados da empresa não prestam somente consultoria, prestam assessoria, atuam no contencioso (o acompanhamento judicial e administrativo de processos perante os órgãos e tribunais do Brasil), prestam serviços adicionais, como pareceres e treinamentos.

A consultoria da CHC Advocacia oferece soluções inteligentes e antecipadas para assuntos jurídicos, antes que eles venham a se tornar um problema maior para o seu negócio. O foco, portanto, é efetuar um trabalho preventivo. Os serviços dos consultores se dividem em:

A consultoria ativa

Após ficar conhecendo mais detalhes sobre a organização, os advogados orientam os clientes a respeito dos seus direitos e deveres de maneira direcionada.

Em qualquer área do direito, a consultoria jurídica virtual ativa pode ser prestada. Isso é realizado por meio de um trabalho abrangente, passo a passo, bem personalizado, envolvendo reuniões, análises e resultados a curto e médio prazos.

A consultoria responsiva

Nesse caso, são analisadas situações do tipo: um novo contrato com o fornecedor, uma boa oportunidade de fazer investimentos, um novo plano de cargos e salários.

É preciso que a empresa saiba como realizar essas ações com segurança, conhecendo os riscos jurídicos que as envolvem.

A equipe de advogados da CHC Advocacia analisa todas as situações e orienta a empresa-cliente, recomendando as soluções que mais se adequam às necessidades dela.

A análise e a elaboração de contratos

Os advogados analisam detalhadamente quais os riscos jurídicos dos contratos, personalizando-os para as necessidades da empresa.

Os pareceres

A partir da análise dos riscos jurídicos e dos esclarecimentos deles, a equipe sugere a solução mais vantajosa e apropriada para seu cliente, de forma que seja possível remediar ou, o que é ainda melhor, prevenir quaisquer impasses.

O contencioso

Se, apesar das medidas preventivas, a via processual for a mais viável para resolver o impasse, a CHC Advocacia também resolve o problema. Os advogados que trabalham no escritório, além de serem bastante qualificados, têm ampla experiência nos tribunais e órgãos administrativos do Brasil.

Assim, a equipe pode apresentar as melhores soluções, elaborando estratégias personalizadas para as questões, sejam elas quais forem. A consultoria jurídica online é um excelente investimento para negócios que, mesmo com orçamento enxuto, querem se posicionar de forma acertada e segura, sem correr riscos desnecessários no futuro.

Gostou deste post? Está enfrentando um ou mais problemas dentro da empresa e precisa de orientação jurídica? Deseja experimentar a consultoria online e usufruir de seus benefícios? Então, não perca tempo! Entre em contato hoje mesmo com a CHC Advocacia e veja o que ela pode fazer por você. Nossos profissionais terão o maior prazer em atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas.

6 comentários em “Consultoria jurídica online funciona ou é melhor contratar localmente?”

  1. Rafael Benetti Delai

    Olá, Procuro consultoria na sucessão familiar em propriedades rurais envolvendo Bens/Holding/Condomínio Rural , para análise/elaboração de constituição de condomínio, contratos,termo entre cotistas, etc..

  2. Emanoel Correa Enne

    Minha irmã faleceu, sem deixar marido ou filhos. Também não temos mais nossos pais. Eu tenho ainda dois sobrinhos, filhos de um outro irmão, também já falecido. A minha questão é se somente eu sou herdeiro de minha irmão, ou se os meus sobrinhos (filhos do meu irmão falecido) também dividem a herança comigo. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima