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Saiba como evitar problemas com a gestão de contratos da sua empresa

Escrito por CHC Advocacia

Ter o controle sobre os diversos contratos de uma empresa é essencial para que esta possa funcionar de maneira adequada e se manter longe dos problemas de ordem burocrática. Deixar de executar esse controle ou negligenciá-lo pode colocar sua empresa em uma situação complicada.

 

Existem muitos tipos de contratos e cada um precisa ser analisado individualmente. No entanto, alguns pontos principais estão presentes em quase todos. Neste texto reunimos as informações que você precisa para entender como é feita uma gestão de contratos com qualidade e eficiência. Continue a leitura e saiba mais!

 

1. O que é a gestão de contratos

 

Gestão de contratos consiste nos cuidados necessários para que tudo o que está previsto neste documento seja cumprido em benefício das partes interessadas. Essa é uma habilidade que vem sendo cada vez mais solicitada para diversos cargos dentro de uma empresa.

 

A gestão de contratos deve destacar os pontos a serem examinados com maior rigor, como os itens de grande valor, por exemplo. Ela também implica na elaboração de análises críticas a respeito do contrato, assim como a execução de ajustes ou modificações no que for necessário ou vantajoso.

 

Nesse processo de organização dos contratos, devem ser proporcionadas as condições necessárias para o cumprimento de todas as obrigações contratuais, tais como: diários, vistorias, inventário, notas fiscais, certificados, recibos, fotografias etc.

 

Principais contratos de uma empresa

 

  • O contrato social: fundação da empresa;

 

  • Contratos com clientes, fornecedores e colaboradores: vida da empresa e capital humano;

 

  • Distrato: significa o fim da empresa: baixa.

 

Principais razões para manter uma boa gestão de contratos

 

  • Alcançar o objetivo do contrato;

 

  • Evitar multas e demais penalidades;

 

  • Diminuir as dívidas;

 

  • Evitar problemas com a justiça;

 

  • Facilitar o trabalho do gestor de contratos em caso de demandas jurídicas;

 

  • Evitar desgastes no setor de contratos e desentendimentos entre as partes.

 

2. Responsabilidades de um gestor de contratos

 

O profissional encarregado de efetuar a gestão de contratos tem diversas responsabilidades, como fiscalizar o cumprimento das cláusulas contratuais pelas partes envolvidas, a qualidade do trabalho — assim como os materiais e métodos utilizados —, cumprimento dos prazos, relação com os fornecedores de materiais e serviços, pagamento dos encargos, atentar-se às normas que regem a segurança no trabalho etc.

 

Todas essas tarefas e deveres exigem que o gestor de contratos esteja bem preparado para a função, reciclando-se profissionalmente no sentido de manter-se atualizado em relação ao seu trabalho e também sobre as normas, cuidados e técnicas das relações contratuais.

 

Certamente, alguns fatores facilitam o cumprimento das cláusulas previstas no contrato, aumentando as chances desse trabalho ser executado com excelência. Por exemplo, elaborar um contrato transparente e bem estruturado, dispor de um sistema de organização e controle seguro e eficaz, bem como realizar o monitoramento e registro dos documentos e informações relevantes.

 

No caso de obras do setor público, sobretudo os contratos licitatórios, a responsabilidade dos gestores de contrato é ainda mais ampla, dados os princípios da administração pública: publicidade, moralidade, transparência, eficiência etc.

 

É necessário estar atento a todas as fases do processo de licitação e responder às exigências de cada uma delas, incluindo as datas de publicação dos editais da licitação pública.

 

Os contratos licitatórios são de natureza unilateral, de modo que o Estado pode suspendê-lo quando bem entender, desde que seja melhor para seus interesses. Dessa maneira, a empresa não apenas prejudica sua imagem, como fica de mãos atadas diante da dissolução do contrato.

 

3. Riscos da gestão mal feita

 

O descumprimento de uma cláusula pode levar a uma quebra de contrato, o que pode causar sérios danos a uma empresa e até mesmo levá-la a fechar as portas repentinamente. Assim, é importante que uma boa gestão seja feita para que a empresa mantenha-se em dia com suas obrigações contratuais e não perca nenhum prazo assumido.

 

Um bom método para manter em dia a gestão dos projetos pelos quais você é responsável é separar um horário semanal ou diário (dependendo do volume de contratos) para organizá-los em um sistema que facilite seu trabalho, caso o documento venha a ser necessário, como em uma audiência, por exemplo.

 

Existem empresas que investem em softwares de gestão empresarial para facilitar o arquivamento dos contratos e demais documentos importantes para as atividades da empresa, como recibos de compra e venda. É possível, ainda, contratar serviços de consultoria em gestão ou empresas terceirizadas com especialidade em gestão empresarial.

 

4. Ferramentas para gerir os contratos

 

Existem alguns métodos e tecnologias que não podem faltar na execução de uma excelente gestão de contratos. Entre os principais:

 

Estar atento às especificações do contrato

 

É de grande importância que o gestor de contrato esteja atento à redação do contrato e as determinações de cada cláusula, para que nada escape ao conhecimento da empresa. A dica para evitar desentendimentos é garantir que o contrato seja redigido da forma mais simples e clara possível para facilitar a interpretação.

 

Estabelecer um bom sistema de organização

 

Uma boa opção para organizar a gestão de contratos da sua empresa pode ser a implantação de um software que facilite o trabalho de arquivamento e localização do documento.

 

Poucas empresas possuem um departamento interno responsável pela gestão de contratos, sobretudo as menores. Desse modo, para muitas a melhor saída é recorrer à terceirização desse serviço para que seus colaboradores possam se dedicar às suas funções específicas.

 

Monitorar os contratos

 

O gestor de contratos deve tratar de monitorar o andamento do processo acordado entre as partes, com o intuito de garantir o cumprimento dos prazos e a qualidade do trabalho realizado.

 

A negligência na gestão de contratos é um dos maiores erros que uma empresa pode cometer, pois ela afeta um dos principais bens de toda empresa.

 

Além disso, é necessário ter controle sobre as datas de vencimento e outras estipulações importantes no sentido de preservar não só a imagem da empresa, mas também evitar que esta seja prejudicada pelo descumprimento do contrato.

 

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