whatsapp anchor
Atualizado em

5 situações em que a consultoria jurídica online pode facilitar sua vida

Escrito por CHC Advocacia

orientação jurídica

A orientação jurídica consiste em um fator de suma importância na tomada de decisões no dia a dia de qualquer negócio, pois estimula uma gestão mais eficiente.

Entretanto, ainda hoje, muitos empresários acreditam que o serviço de orientação jurídica demanda alto investimento, e, por isso, acabam fazendo a pior escolha: apenas contratam o advogado quando o problema já existe.

Com o surgimento das consultorias jurídicas online, o trabalho de prevenção está ainda mais acessível. A tecnologia possibilitou aos empresários ter o auxílio de um profissional especializado com um custo mais baixo e o máximo de agilidade.

É por esse motivo que neste artigo vamos destacar 5 situações em que a orientação jurídica online pode facilitar a sua vida como gestor. Confira!

Por que contratar uma consultoria jurídica online?

1- Revisão dos contratos

A negociação de contratos é uma atribuição bastante frequente na rotina de um empreendedor. Afinal, o contrato é o documento que serve de garantia legal de que serão honradas as obrigações assumidas por seus parceiros, fornecedores e clientes.

Nesse contexto, por mais experiente que seja o gestor, ele precisa de uma assessoria jurídica para evitar o fechamento de negócios com condições desfavoráveis para a empresa, possíveis dores de cabeça no futuro ou simplesmente sanar as suas dúvidas a respeito do negócio.

A grande questão é que nem todas as empresas têm condições de manter um departamento jurídico próprio, ou o fato de contratar esse serviço em separado não consegue suprir com todas as suas demandas diárias.

Então, a consultoria online surge como uma facilitadora do processo de assessoria, de maneira que o empresário possa ter um contato direto com o advogado sem a necessidade de se deslocar até o escritório.

Além disso, a consultoria remota não apresenta barreiras físicas, o que permite a contratação de profissionais de qualquer região do país. Não apenas: graças aos recursos tecnológicos, como Skype, Google Meets e armazenamento em nuvem, os custos das operações também se tornam mais baratos.

2- Administração dos encargos tributários

Quando o assunto é gestão tributária, contar com uma assessoria jurídica representa economia e um alinhamento da empresa com as diretrizes do compliance, o que implica em um maior respaldo e competitividade perante o mercado.

Com o auxílio de quem entende bem das leis e está constantemente atualizado das suas alterações, o primeiro benefício sentido pela empresa é a redução de custos proporcionada por um bom planejamento tributário, e, consequentemente, a escolha do regime tributário certo.

Ademais, o apoio jurídico dos profissionais capacitados também contribuirá para que os tributos sejam recolhidos da forma adequada. Logo, o seu negócio fica menos exposto à incidência de multas ou aplicação de outras penalidades pelo fisco.

3- Prevenção de demandas trabalhistas

Nos últimos anos, a diminuição dos custos com demandas judiciais tem sido uma preocupação cada vez mais frequente nos ambientes corporativos; muitos empresários já se conscientizaram de que tais gastos consomem uma parcela significativa do capital que, não fosse a ausência de orientação jurídica adequada, poderia estar investido na atividade produtiva da empresa.

Por esse motivo, trabalhar com a prevenção é sempre o melhor caminho para ser bem-sucedido ao administrar um empreendimento. Imagine, por exemplo, quantas ações judiciais poderiam ser evitadas se houvesse uma orientação jurídica de qualidade no momento da contratação dos funcionários, bem como ao longo de todo o tempo de prestação de serviços por parte deles.

Além disso, muitos conflitos de interesse da empresa podem ser intermediados por um advogado, sem que o litígio chegue ao judiciário. Enfim, a assessoria jurídica protege a organização do acúmulo de encargos e de surpresas no seu orçamento devido à falta de observação das normas legais.

4- Preparação do planejamento sucessório

O planejamento sucessório é o procedimento por meio do qual o empresário registra o desejo sobre como seus bens serão transferidos em caso de falecimento.

Trata-se, portanto, de um mecanismo para assegurar que todo o patrimônio que você possui na empresa será entregue aos herdeiros sem que, antes disso, ocorram conflitos e irregularidades, ou tenha de haver um processo desgastante de sucessão por meio do Judiciário.

Nesse cenário, mais uma vez a orientação jurídica tem um papel fundamental. É o advogado quem vai indicar a estratégia mais vantajosa a ser adotada conforme as peculiaridades do cliente, com o foco na alternativa menos onerosa e mais segura.

É importante lembrar que a assessoria online contempla todas as áreas do direito e pode tornar ainda mais fácil o seu planejamento sucessório, sem que o empresário precise interromper suas atividades para tratar do assunto fora da empresa.

5- Aconselhamento na obtenção de licenças

Não é novidade que a abertura de um negócio é cercada de burocracias — são inúmeros registros, obtenção de licenças, alvarás —, requisitos legais um tanto complexos e que podem trazer muitas dores de cabeça quando não há uma instrução por quem domina o tema.

Conforme a atividade exercida, por exemplo, a empresa deve obter uma licença ambiental, e somente poderá colocar suas operações em prática após uma vistoria para comprovação do atendimento de todas as normas.

As burocracias serão encontradas em todas as esferas de governo — União, Estado e Município — muito provavelmente compreendendo a análise de legislações específicas. Portanto, as chances de dar tudo errado sem a participação de um especialista são muito grandes.

Nesse ponto, mais uma vez a consultoria online se mostra como uma excelente ferramenta para o gestor esclarecer suas dúvidas com agilidade e evitar que questões simples se transformem em grandes obstáculos.

Como mencionado, o ideal é não esperar que os impasses aconteçam. Quanto mais rápido o gestor consegue ter o atendimento que precisa, melhores serão as suas escolhas e ações.

É por isso que não é difícil concluir que com uma boa orientação jurídica, as empresas se beneficiam em inúmeras situações, o que pode refletir até mesmo na sua sobrevivência ou não ao longo do tempo. Esse apoio é uma peça-chave para protegê-las de riscos desnecessários e evitar possíveis problemas futuros.

Ainda, como estamos em uma era em que tudo acontece em um ritmo acelerado, o mercado exige interações ágeis e eficientes. A advocacia já está se adaptando a essa nova realidade e os serviços de assessoria online vêm gerando efeitos bastante positivos, especialmente deixando o empreendedor mais tranquilo para se concentrar no seu “core business”, ou seja, em sua atividade empresarial.

Viu como contar com uma orientação jurídica online pode trazer inúmeras vantagens para o seu empreendimento? Então aproveite para entrar em contato com nosso time de especialistas e conheça as soluções diferenciadas que temos a lhe oferecer!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou exista interesse em saber mais detalhes, entra em contato com a gente! Teremos grande satisfação em conseguir te auxiliar.

Para ter acesso a mais conteúdos, inscreva-se no nosso 🎬 Canal do Youtube e visite nosso perfil no  📸 Instagram, garantimos que você vai compreender o Direito com informação de qualidade e uma pitada de bom humor.

🎧 Ouça ainda os episódios do Podcast JusTaPop, a sua conexão com o #DireitoDescomplicado.

11 comentários em “5 situações em que a consultoria jurídica online pode facilitar sua vida”

  1. Bom dia.
    Meu nome é Marizilda Cavalcante. Meus filhos tinham uma loja em sociedade. O espaço físico destas lojas era Locado em nome do pai deles, que faleceu em setembro de 2012. O pai deles tinham um fiador desta locação. Logo em seguida estas lojas faliram, ficando alguns alugueis que eles não puderam pagar ficando uma dívida que este fiador passou a ser cobrado por ela. Hoje esta dívida esta impagável, pois o valor ficou muito alto e meus filhos não conseguem pagar . Eles trabalham em outra empresa . tem filhos e o que ganham mal da para manterem suas famílias.
    Este fiador alega que teve o seu automóvel tirado e que está prestes a perder o único imóvel que moram .
    Meus filhos não sabem o que fazer, pois este fiador tem uma filha que vem ameaçando meus filhos de morte e eu também não sei o que fazer. Por favor me orientam.

    Responder
    • Olá Marizilda! Aconselhamos que seus filhos procurem uma assessoria jurídica para que haja um posicionamento sobre o caso. Isso também pode ser feito via internet como indicamos neste artigo.

      Responder
    • Olá, Marizilda! Agradecemos o seu comentário! Sobre a sua dúvida, por se tratar de uma questão bem específica, por segurança, preferimos entender melhor a situação, antes de dar um posicionamento definitivo.

      Responder
  2. Me ajudem tive um trânsito em julgado pelo tribunal de justiça sp pois foi o réu citado a cumprir obrigação de implantação do benefício no prazo de 30 dias sobre pena de multa diária de cem reais por dia fixada pelo juiz más não cumpriu a citação praso vencido foi requerido para o juízo que aplica-se à multa através de petição o juiz atropelou a petição mantendo se em silêncio procurei o promotor que me falou que o juiz passou despercebido que era pare peticionar novamente em fevereiro de 2014 petcionamos novamente a serca do não cumprimento da.decisao do tribunal de justiça sp pois foi o réu citado a cumprir obrigação de implantação do benefício no prazo de 30 sobre pena de multa diária de cem reais por dia fixada pelo juiz más o juiz nem leu a petição mantendo se em silêncio contudo constou um despacho de ciente aguarde o cumprimento do artigo 730 do cpc após cumprir o artigo eu venci o INSS no tribunal de justiça sp pois petcionamos novamente em 2018 para aplicação da multa e reintere Nova intimação para cumprimento da decisão judicial do tribunal de justiça sp pois foi o réu citado a cumprir obrigação de implantação do benefício no prazo de 30 dias sobre pena de multa diária de cem reais por dia más o juiz percebeu que fautol com atenção na leitura da petição em fevereiro de 2014 então para se livrar da suas responsabilidades comesol a discutir o trânsito em julgado pelo tribunal nesta discussão tomou uma decisão nos autos do processo que trânsito em julgado pelo tribunal de justiça sp e decidiu que o réu citado a cumprir obrigação de implantação do benefício no prazo de sobre pena de multa diária de cem reais por dia fixada pelo juiz em dise que o cunpriu suas obrigações para implantação do benefício mas não implantou nenhum benefício até o dia de hoje petcionamos novamente a serca do não cumprimento da.decisao do tribunal de justiça sp pois foi o réu citado a cumprir obrigação de implantação do benefício no prazo de 30 dias sobre pena de multa diária de de 100.00 reais por dia fixada pelo juiz em 2013 o juiz começou a discutir o trânsito em julgado pelo tribunal de justiça sp pois foi o réu citado a cumprir obrigação de implantação do benefício no prazo de 30 dias sobre pena de multa diária de cem reais por dia fixada pelo juiz e na decisão tomada pelo juiz em 2019 no processo que trânsito em julgado pelo tribunal de justiça sp o juiz não deu atenção na leitura da petição novamente a serca do não cumprimento da.decisao do tribunal de justiça sp pois foi o réu citado a cumprir obrigação de implantação do benefício no prazo de 30 dias sobre pena de multa diária de cem reais por dia o juiz para justificar suas inresponsabilidades fauta de atenção praticou abusos dê poderes tomando decisão em processo transitando em julgado pelo tribunal de justiça a decisão arbitrária do juiz disendo que NADA mais haveria de decidir pois a questão já foi decidida no processo como o juiz cometeu um erro de não ter reconhecido a fauta de atenção praticou abusos dê poderes tomando decisão em processo transitando em julgado pelo tribunal de justiça cometeu crime de prevaricação após está etapa entendi que eu preenchia os requisitos para a impetração do mandado de segurança contra o juiz no tribunal de justiça com pedido de antecipação de urgência da tutela POIS o tribunal de justiça sp indeferiu o pedido da inicial pela fase de inadequação da via eleita para combater a decisão do juiz de primeiro grau teria que ser combatida com agravo de instrumento não à de se falar em agravo de instrumento contra a decisão do do juiz de primeiro grau POIS o juiz de botucatu está comerendo prevaricação no processo que trânsito em julgado pelo tribunal de justiça sp pois foi o réu citado a cumprir obrigação de implantação do benefício no prazo de sobre 30 dias sobre pena de multa diária de 100.00 reais por dia fixada pelo juiz em 2013 até o benefício da tutela antecipada de urgência o tribunal de justiça reconhece preenchido todos os requisitos para a conseçao da tutela antecipada de urgência mas não consedeu a tutela agora estarei entrando com agravo de instrumento contra a decisão do tribunal de justiça que e o recurso legal não é cabível agravo de instrumento contra a decisão do juiz de primeiro grau que tomada para satisfazer os desejos do juiz pois o trânsito em julgado pelo tribunal de justiça se torna inalteravio e indiscutível e imutável não podendo ser invalidado nem menos com leis proposta futuras este é meus entendimento tudo me leva a acreditar que o juiz passou despercebido que no mínimo cometeu a fauta de atenção e abuso de poder e prevaricação tentou invalidar o trânsito em julgado pelo tribunal de justiça do seu próprio tribunal necessito de orientação jurisprudencial a serca destes fatos pois a advocacia desta Cidade sofre com estes tipos de juízes nesta Cidade

    Responder
    • Olá, Jorge! Agradecemos o seu comentário! Sobre a sua dúvida, por se tratar de uma questão bem específica, por segurança, preferimos entender melhor a situação, antes de dar um posicionamento, e responder por meio de uma consulta jurídica. Caso queira, entre em contato com a gente, para que possamos elaborar uma proposta e ajudar com essa demanda! Nosso e-mail é contato@chcadvocacia.adv.br

      Responder
  3. Sou junta a dois anos.
    Tenho uma menina de 4 meses,
    Moro com meus sogros.
    Mas não gosto de mora com eles! quando engravidei minha vida virou um inferno, pq minha so fica dando pitaco antes msm da minha filha nasce, ela ja fica dizendo cm eu deveria cuida dela.
    Isso não deixou eu curte minha gravidez, isso mim traumatizou. Depois que minha filha nasceu tudo so piorou, vivo aflita com medo de perde minha filha, pos meu sogro vive dizendo que quando o casal se separa quem fica com os filhos, se for menina quem fica e o pai. E vive dzendo que quando ela tiver andado vai leva ela pra onde ele quiser, que nao vai mim avisa ele disse que vai leva ela para bar pra quando eu for busca ela ela nao querer vim. Que vai sair com ela e nao vai mim avisa. Que so ve eu preocupada atras dela!!quero fazer algumas perguntas?
    Ele pode fazer isso com uma mãe?
    Até que ponto os avos tem direitos ?

    Responder
    • Olá Larisse, tudo bom? O direito de guarda dos filhos menores pertence originalmente aos pais da criança, e não aos avós. Assim, os avós apenas poderão reclamar a guarda de um neto mediante a comprovação de que os pais estão sendo negligentes.

      Responder
  4. Como saber o preço de uma consulta on-line? Tenho um contrato desde 2016, de compra de lotes, paguei à vista, mas não recebi os imóveis. O vendedor é empresa de fachada, usada pelo empresário que me vendeu, mas que não quis aparecer.

    Responder

Deixe um comentário