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Conheça as 4 fases de uma empresa startup e como passar com segurança por todas elas

Escrito por CHC Advocacia

empresa startup

Modelos de negócios atuais estão ocupando cada vez mais espaço no mundo do empreendedorismo, desenvolvendo novas possibilidades de solução de conflitos e alterando positivamente a economia de vários países. É nesse contexto que se estabelecem as empresas startups, que solucionam dores reais dos consumidores por meio de um produto escalável e em situações incertas, associados ao uso da tecnologia e da internet.

Para os empresários que têm uma startup, é fundamental ter a ciência de que esse negócio passa por diversas fases, desde o momento inicial da sua criação até que a companhia se torne consolidada e sobreviva no mercado competitivo.

Nesse sentido, mostraremos neste post as 4 fases de uma empresa startup e como o empreendedor pode avançar em cada uma delas com segurança e eficiência. Confira o nosso conteúdo a seguir e se informe mais sobre o assunto.

Quais são as fases de uma empresa startup?

Diversos empresários em todo o mundo estão se arriscando na criação de startups com o objetivo de obter sucesso aplicando uma pequena parcela do próprio capital no negócio. Para isso, busca-se investimentos por meio de aceleradoras ou empresas interessadas no avanço da companhia em longo prazo.

Porém, é extremamente importante compreender em qual fase a sua startup se encontra, pois os investimentos são realizados tomando como base o nível e experiência que a empresa possui no mercado.

Além disso, para alcançar o sucesso do seu negócio é fundamental passar por cada etapa com atenção, aprendendo com os erros e evoluindo exponencialmente. Assim sendo, vamos conferir cada fase de uma startup.

1. Curiosidade

A fase da curiosidade é o momento inicial das startups. Nesse estágio não há negócio desenvolvido, apenas a vontade de compreender todo o processo de estabelecimento desse tipo de companhia.

Nesse contexto observa-se que os empreendedores que almejam esse tipo de negócio normalmente são profissionais com emprego fixo que querem sair do mercado de trabalho e jovens estudantes com o intuito de empreender.

Para isso, é relevante estudar bastante e se informar, com o auxílio da internet, sobre as dores do mercado e o funcionamento dessas empresas. Ademais, é interessante utilizar o conteúdo de livros que abordam o empreendedorismo. 

2. Ideação

Após a formação clara da definição de startup por parte do empreendedor, é o momento de desenvolver a ideia e avaliar se realmente há previsão de sucesso a longo prazo. Ter o conhecimento do mercado que se pretende atuar é fundamental para que o negócio se inicie bem.

Assim, basta identificar boas oportunidades de atuação e soluções inovadoras para resolver conflitos e problemas enfrentados pelos consumidores. Nessa fase é muito difícil colocar a ideia em execução, principalmente para aqueles que têm um emprego e querem iniciar nesse projeto nas horas vagas.

Além disso, é o momento de desenvolver o negócio com o mínimo de investimento possível. Ter sócios com diferentes habilidades e características pode ser uma solução interessante para evoluir a startup de forma rápida e rentável.

3. Operação

A fase da operação é o estágio intermediário, caracterizado pela estruturação do negócio. Para isso, é viável realizar um plano de negócios e um estudo de viabilidade, contendo todas as informações relevantes da startup.

O que difere a fase da ideação com a da operação é a sua formalidade. Nesse momento, a empresa já está providenciando o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e outros documentos necessários para a sua abertura.

Além disso, nota-se os diversos sócios focando com mais intensidade no negócio, largando o emprego e pensando em formar uma equipe organizada. Além disso, é uma boa situação para buscar investimento, já que há uma maior organização e estrutura.

4. Tração

A fase da tração é a parte final da criação de uma startup, último momento antes da companhia se consolidar de vez no mercado. O empresário já sabe qual o bem ou serviço oferecido, o valor cobrado e se há investimento realizado.

Se a empresa não se firmar nesse estágio, o negócio pode se deformar com o passar do tempo, com risco de ser abandonado. Porém, essa pode ser uma fase de reconstrução ou aprimoramento de ideias, visualizando situações novas.

Manter a equipe e continuar a cultura de startup são os novos desafios visualizados pelos empreendedores nessa ocasião. Portanto, os problemas estão relacionados à gestão, lidando com funcionários, fornecedores, clientes, investidores etc.

Assim, escalar é um estímulo complicado, pois é necessário implementar novos processos e controles para que a empresa cresça mantendo as características e qualidades essenciais. O objetivo é atingir o equilíbrio financeiro e investir os primeiros lucros. 

Qual a importância de um apoio jurídico em uma startup?

Em função das incertezas que as startups estão expostas, o rápido crescimento e alta taxa de lucro pode não ser alcançado. Os motivos para o insucesso são diversos, seja pela falta de aceitação do mercado, experiência ou negligência de fatores essenciais. A maioria dos negócios desenvolvidos fecham as portas nos primeiros anos.

Portanto, é necessário ter a ciência que, em função do alto risco que esses negócios enfrentam, um detalhado plano jurídico que apoie o empresário e dê confiança ao investidor é imprescindível para proteger os envolvidos. 

Definir a relação societária, com os respectivos direitos e deveres de cada sócio, bem como pactuar contratos e acordos entre investidores, colaboradores, fornecedores e demais interessados com o auxílio de um advogado são pontos que devem ser observados.

Além disso, cabe ao empresário providenciar a devida proteção do patrimônio empresarial, como o produto ou um software por exemplo. A propriedade deles deve ser assegurada por meio de registro em órgãos reguladores, que podem também ser pontos positivos de valorização da startup.

Portanto, é muito importante se informar e analisar todos os fatores que abarcam uma empresa startup, para que todas as fases desse projeto ocorram da forma mais rentável, escalável e positiva para os sócios. Aliás, ter persistência e inteligência para operar esse desafio é um ponto-chave para que o sucesso se torne possível.

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