whatsapp anchor
Atualizado em

Parceria jurídica: descubra como esse serviço pode alavancar a sua advocacia!

Escrito por CHC Advocacia

Descubra, nesse post, como firmar parcerias jurídicas e quais são os benefícios para os operadores do direito.

A advocacia é uma das profissões mais valorosas. O profissional do Direito tem a missão de ajudar as pessoas a encontrarem soluções jurídicas para as mais diversas demandas. No entanto, especialmente no contexto de mercado que demanda cada vez mais especialização, algumas vezes não é possível que o advogado resolva diversas demandas ao mesmo tempo e, nesse ponto, surge a importância da parceria jurídica.

Atualmente, há uma diversidade de áreas de atuação e uma crescente quantidade de demandas, sendo a parceria entre os advogados um meio de manter a relação com o cliente, mesmo quando a demanda envolve área de especialidade que o profissional não atua. 

Além desse ponto, o contrato de parceria entre advogados viabiliza a realização de networking, troca de experiências e até mesmo a análise conjunta entre advogados que atuam na mesma área de especialidade. 

É nítido, portanto, a necessidade de que os advogados estejam unidos em parcerias para otimizar tempo, resultados e ganhos, inclusive quando existente contexto do exercício de atividade enquanto advogado correspondente, já que nesse contexto a parceria pode potencializar ganhos gerenciais e financeiros. 

Ficou interessado em conhecer um pouco mais a respeito das parcerias jurídicas e como elas podem auxiliar a se desenvolver e captar ainda mais clientes? Então, este post é para você. Continue a leitura e saiba mais.

Em que consiste a parceria jurídica?

Como dissemos, a demanda de serviços jurídicos para advogados é crescente e, muitas vezes, os operadores do direito se vêem obrigados a rejeitar alguns serviços de determinados clientes pelos mais variados motivos, seja por não atuar na área, por não dispor de experiência para resolução de casos em determinados contextos, etc.

Por exemplo, caso você seja um advogado que não atue na área trabalhista, mas recebe uma demanda dessa natureza de uma empresa cliente, você sabe elencar quais os pedidos mais recorrentes em processos trabalhistas e como atuar de forma estratégica para evitar a criação de passivo? 

Por outro lado, se você é advogado que atua fora do ramo empresarial, se tiver diante de um cliente que quer constituir uma empresa e realizar um acordo de sócios, você consegue atender de forma eficaz essa demanda? 

É importante frisar que, se nos casos citados houvesse algum tipo de auxílio de advogados parceiros, seria possível manter esses clientes e, consequentemente, potencializar os ganhos e o destaque no mercado.

Desse modo, a parceria jurídica é um ponto importante para que os escritórios e advogados autônomos de advocacia se coliguem em demandas específicas a fim de entregar um serviço mais especializado ao cliente ou de prestar auxílio em localidades diversas.

Então, podemos conceituar a parceria entre advogados como uma estratégia encontrada para que advogados trabalhem unidos, evitando a sobrecarga de tarefas e visando, primordialmente, à execução dos serviços de modo especializado, eficaz e produtivo. 

Quais as vantagens de empregar a parceria na advocacia?

Como já ressaltamos, a parceria jurídica pode resultar em diversos ganhos para os profissionais. Com ela, os operadores do direito evitam o acúmulo excessivo de trabalho e são capazes de entregar um serviço de excelência, inclusive, através da advocacia online, contenciosa ou consultiva. Vejamos agora quais são os pontos positivos desse tipo de atividade.

Parceria jurídica online

O destaque para a parceria no geral, advém da vantagem pela permanência do cliente, otimização de ganhos, realização de networking e troca de experiências. 

Essas vantagens ganham ainda mais destaque através da parceria jurídica online! Isso mesmo, pois além de permitir todas as vantagens já citadas, a parceria online permite a economia de custos com a consequente rapidez na troca de informações, suporte e revisão da atuação, tudo isso sem aumentar os custos fixos da manutenção do seu escritório ou da sua advocacia autônoma. 

Assim, os eventuais quilômetros de distância são substituídos pela conexão através de um clique, seja por mensagens ou por videoconferência, com a possibilidade de resolver todos os termos de forma mais célere e econômica para todos.

Além disso, as parcerias entre advogados podem ser utilizadas para consolidar o posicionamento no mercado, seja através da realização de lives, palestras, vídeos e criação de eventos jurídicos.

Inclusive, considerando todo o contexto apresentado e os anos de experiência na advocacia híbrida – atendimento presencial e online de clientes e parceiros – a CHC  advocacia desenvolveu um conteúdo exclusivo: Guia completo para tirar todas as suas dúvidas sobre parcerias jurídicas de sucesso!

Atuação em outras localidades

É muito comum que o advogado tenha processos em comarcas distintas, sendo algumas próximas da cidade em que fica o escritório, mas outras nem tanto. Assim, sempre que surge alguma movimentação processual e os autos ainda são físicos ou quando há a marcação de alguma audiência, o profissional do direito precisa se deslocar até o local, causando gastos ou até choque de horários com outros compromissos.

Nesse aspecto, a parceria jurídica pode se encaixar como uma luva. Com a atuação de um escritório ou advogado parceiro na comarca em que o processo é instruído, deixa de haver a necessidade de se deslocar até o local e há a segurança de que ele se desenvolverá corretamente, pois haverá acompanhamento conjunto e compromissado de dois profissionais.

O advogado parceiro que reside na comarca em que a ação é processada pode fornecer relatórios atualizados e cópias de todas as movimentações. Além disso, comparecerá a audiências e fornecerá todo o auxílio ao cliente naquela localidade.

Tudo isso gera uma prestação de serviços advocatícios com excelência e um destaque muito grande para com os clientes, o que resulta em novas indicações e destaque no mundo jurídico.

Além do contencioso, a parceria entre advogados pode ocorrer no consultivo, buscando, por exemplo, o atendimento de demandas de empresas, tudo de forma online, com a consequente otimização do tempo e diminuição dos custos para todas as partes envolvidas. 

Trabalho em especialidades diversas

O Direito é dividido em diversos ramos. Entre eles, podemos citar:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Civil;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito Contratual;
  • Direito Desportivo;
  • Direito Digital;
  • Direito Empresarial;
  • Direito de Família;
  • Direito Imobiliário;
  • Direito Previdenciário;
  • Direito Trabalhista;
  • Direito Tributário, entre outros.

Cada um desses ramos jurídicos conta com especificidades que necessitam de muito estudo e constante atualização por parte do profissional que atua na área. Por isso, é pouco provável que o advogado seja um especialista em todas as especialidades do direito.

Esse fator gera alguns problemas, como um advogado especialista na área criminal que tem sua atuação voltada para o Direito Penal se ver impossibilitado de atuar em demandas relativas ao Direito Desportivo, por exemplo, por falta de expertise na área.

Com o advento da parceria jurídica, isso não acontecerá. O advogado que se vê diante de alguma demanda que não conste entre suas especialidades poderá firmar contrato de parceria entre advogados a fim de que haja a atuação conjunta no caso.

Desse modo, o advogado não se verá obrigado a rejeitar a causa e participará dos ganhos dela. O cliente, por sua vez, receberá um serviço especializado de qualidade.

Revisão de peças e contratos

Outro ponto importante de serem firmadas parcerias jurídicas é que os profissionais do direito podem se auxiliar, atuando na revisão de peças e contratos redigidos. Nesse contexto, por exemplo, quando se fala na redação de contratos, é muito importante que o advogado e o empresário conheçam os principais aspectos jurídicos aplicáveis

Assim, com o alinhamento acerca da situação fática que envolve a contratação, será possível realizar a redação de forma estratégica e juridicamente válida, sendo relevante a existência de experiência, a fim de proteger os interesses do cliente de problemas que podem vir a ocorrer,

Nesse aspecto a parceria entre advogados autônomos ou entre escritórios é muito importante porque diferentes visões permitirão transmitir horizontes diferentes e corrigir falhas ou aperfeiçoar o que já foi redigido.

Além disso, a visão de um outro profissional parceiro pode trazer a possibilidade de utilizar alguma tese jurídica benéfica aos interesses do cliente e promover uma maior possibilidade de êxito da demanda em juízo.

Como desenvolver a parceria jurídica?

Agora que sabemos a importância de desenvolver parcerias jurídicas e de que forma elas podem auxiliar os advogados, é fundamental entender o que fazer para que essa atividade obtenha êxito. 

Nesse ponto, é imprescindível encontrar parceiros com os mesmos valores e que tenham comprometimento e conhecimento jurídico capazes de prestar serviços de excelência aos clientes.

É importante também estar atento aos contratos de divisão de honorários para que não exista nenhum tipo de aborrecimento e que seja entregue o valor justo pelos serviços prestados para cada um dos profissionais engajados na tarefa.

Foi possível perceber que a parceria jurídica é importantíssima para que um escritório ou advogados autônomos se desenvolvam e desempenhem tarefas em diversas áreas do direito e em distintas localidades, entre tantos outros benefícios.

Para isso, é fundamental estar atento aos contratos de honorários e encontrar parceiros com o mesmo grau de comprometimento e conhecimento. Desse modo, há uma prestação de serviço de excelência para o cliente e o destaque no universo jurídico.

Nesse momento, certamente você já chegou ao ponto de se perguntar: como formalizar a parceria jurídica? 

A resposta é simples: através de um contrato! 

Assim como os demais negócios jurídicos, a parceria deve ser devidamente formalizada com detalhes, a fim de registrar de forma clara a incumbência de cada parte, bem como os aspectos financeiros envolvidos. 

Agora, para te auxiliar na missão de encontrar bons parceiros e como se posicionar na comunidade jurídica na realização da parceria jurídica, separamos 5 dicas infalíveis:

5 dicas para realizar boas parcerias jurídicas: 

Encontre parceiros com valores e objetivos similares;

Na busca pelo parceiro, tenha o cuidado de pesquisar acerca do histórico de atuação e posicionamento de mercado e na comunidade jurídica sobre o potencial parceiro, a fim de identificar similaridade em valores e objetivos. 

Esse aspecto é importante para evitar complicações futuras no decorrer da atuação, pois, por exemplo, um profissional que tenha um perfil inovador e objetivo de otimização das tarefas através das alternativas tecnológicas, terá dificuldades em atuar com um profissional de perfil tradicional que se nega a integrar a tecnologia como meio de facilitação dos trabalhos. 

Procure habilidades complementares;

Como adiantamos, a parceria é um meio viável para possibilitar a prestação dos serviços e satisfação do cliente, ao mesmo tempo que permite a manutenção de uma advocacia especializada, que é cada vez mais requisitada pelo mercado. 

Assim, é muito importante que exista um aspecto de complementação na parceria firmada, para fins de possibilitar a atuação. É importante ter em mente que o aspecto de complementação não diz respeito apenas a área, pois, é possível que um advogado contratualista, habituado na redação de contratos, esteja diante de uma questão relevante que demanda expertise em negociação. 

Assim, encontrando um parceiro que atue no ramo contratualista, que conta com experiência na área de negociação, tem-se, portanto, caracterizado o aspecto de complementação. 

No mais, a complementação pode advir da própria experiência do parceiro selecionado. 

Faça um contrato de parceria;

Nunca é demais ressaltar: formalize suas contratações! 

Até mesmo para garantir que todas as partes estão plenamente cientificadas de duas obrigações, tenha o cuidado de realizar um contrato específico, que detalhe todos os termos da contratação – ex.: a quem incumbe acompanhar o andamento do processo, o recebimento da intimação, a comunicação com o cliente, sendo demanda consulta, quem cumpre o papel de revisor, quais prazos, etc. – para fins de evitar problemas futuros. 

Também tenha cuidado em minuciar os aspectos financeiros acerca da divisão dos honorários contratuais e sucumbências, em caso de eventual existência de ambos.

Cuidado com o fator intimidade;

Embora a parceria jurídica possa ser originada do conhecimento prévio existente entre os advogados, é muito importante ter o cuidado de afastar o fator intimidade da prestação do serviço, de modo que as comunicações, tarefas e demais andamentos sejam realizados da forma previamente pactuada em contrato. 

Inovação como precursor do sucesso!

Por fim, não é novidade que o mercado jurídico tem demandando diversas habilidades além dos conhecimentos jurídicos, de modo que a inovação e a constante atualização são verdadeiros precursores do sucesso.

Assim, além do critério acerca do conhecimento jurídico, procure parcerias que possibilitem a troca de experiências para outras questões, como a de gerenciamento, prospecção de clientes, produção de conteúdo, marketing e posicionamento perante o mercado.

Assim, certamente, acrescido os honorários, será possível acumular conhecimentos e experiências que possibilitam o contínuo aprimoramento e crescimento profissional.

Conheça o programa de Parceria CHC 

A CHC advocacia conta com um programa de parceria que compreende os seguintes fatores: 

  • Condução do processo;
  • Orientação para audiências e negociações; 
  • Redação e revisão de petição e demais documentos.

Além de contar com a qualidade dos nossos profissionais, sendo um Parceiro CHC você poderá ter acesso a diversos conteúdos sobre gestão, tecnologia, inovação e marketing que irão alavancar o seu crescimento profissional! Conheça os detalhes do programa de parceria da CHC advocacia

Esperamos que o texto tenha, de fato, esclarecido suas principais dúvidas sobre o assunto. Ainda precisa de mais informações? Isso não é problema! Siga a gente nas redes sociais para ficar por dentro das novidades: estamos no Instagram, no Facebook, no LinkedIn e no YouTube.

Ouça também nosso podcast, o JusTáPop!

10 comentários em “Parceria jurídica: descubra como esse serviço pode alavancar a sua advocacia!”

Deixe um comentário