whatsapp anchor
Atualizado em

Consultoria jurídica: conheça 5 benefícios para sua empresa

Escrito por CHC Advocacia

5 benefícios da consultoria jurídica

A competitividade do mercado tem exigido das empresas postura de excelência em seus diversos aspectos de atuação e isso não é nenhuma novidade. Mas, o que você pode não saber é o quanto uma consultoria jurídica pode auxiliar seu empreendimento nesse objetivo e é isso que iremos esclarecer aqui.

É verdade que quando se trata de gerenciamento empresarial é preciso estar atento a todos os detalhes, pois o menor sinal de irregularidade pode comprometer todo o funcionamento e causar grandes desgastes para o negócio.

Com as questões jurídicas não é diferente. São inúmeros os infortúnios que podem aparecer ou mesmo passar despercebidos quando não se tem o acompanhamento de um bom profissional. O que logo pode se transformar em uma bola de neve, que precisa ser contida o quanto antes.

Mas não é só para controlar os efeitos de problemas já consumados que o auxílio de um advogado é imprescindível, existem muitos outros benefícios e é por isso que selecionamos 5 deles aqui.

Então, se você acha que ainda não sabe tudo que precisa para fechar uma consultoria agora, continue com a gente, pois vamos mostrar porque essa pode ser a melhor escolha para sua empresa.

Ah, e como não bastasse todos esses benefícios, ao final falaremos de um catalisador capaz de impulsionar todos os outros, não perca essa dica de ouro!

1 – Melhor do que resolver problemas é não deixá-los surgirem

Um dos grandes benefícios que se usufrui ao contratar uma consultoria jurídica é a análise prévia das circunstâncias que representam riscos, implementando desde já medidas a fim de evitar futuros problemas.  

Essa estratégia rompe com a tradicional sistemática de buscar soluções para os problemas à medida que eles vão surgindo, o que pode representar um grande erro para uma empresa.

Isso porque a ausência de uma atuação preventiva colabora para que as demandas cheguem ao judiciário, trazendo repercussões negativas tanto no aspecto monetário quanto na imagem que a empresa busca preservar. 

As demandas trabalhistas, por exemplo, ocupam o primeiro lugar nos processos judiciais envolvendo empresas (35,82%), seguido por demandas cíveis (34,01%) e consumeristas (10,88%). E cada ação envolve cerca de R$ 94 mil em gastos, segundo levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça.

Esses dados evidenciam o quanto a ausência de uma assessoria jurídica a fim de evitar que eventuais problemas cheguem aos tribunais pode comprometer o faturamento e o desempenho empresarial do seu negócio. Além disso, atentam para as questões que merecem cuidado especial pelo profissional que irá acompanhá-lo.

Nesse sentido, a elaboração e análise minuciosa de contratos, bem como a criação do melhor plano de cargos e salários em consonância com os direitos trabalhistas são exemplos de atividades que serão desempenhadas com rigor por uma equipe de advogados competente e disposta a evitar situações indesejadas para a sua empresa.

Daí porque investir em uma consultoria jurídica é medida não apenas viável mas também estratégica, pois permite prevenir desgastes ao mesmo tempo em que confere maior credibilidade e excelência ao seu negócio.

2 – A identificação dos problemas ocultos que só uma consultoria jurídica pode proporcionar

Como mencionamos anteriormente, os problemas jurídicos tanto podem saltar aos olhos, trazendo um caos instantâneo à sua empresa, como também podem não ser percebidos de imediato, o que chamamos de problema oculto. Mas então, como saber se seu negócio esconde esse tipo de “bomba-relógio”?

Então, esse é mais um dos benefícios de se contratar uma consultoria jurídica. Isso porque para se posicionar bem no mercado não basta que a empresa ofereça um bom produto ou serviço, também é necessário saber gerenciar temas que fogem do conhecimento comum.

E nesse tema você precisa do auxílio que só um profissional da área saberá prestar. Isso explica a “mágica” dos juristas que fará você enxergar os problemas inicialmente invisíveis. 

É que a maioria das questões empresariais também envolve riscos jurídicos. E é necessário que você esteja consciente deles na hora de tomar decisões. Afinal, como já mostramos no primeiro tópico, isso pode evitar uma “dor de cabeça”, não é mesmo?

Assim, a cada nova ideia, projeto ou pretensão que você visualizar para o empreendimento, sua equipe de consultores estará a postos para analisar situações, mostrar todos os perigos jurídicos envolvidos e propor a solução que mais de adeque às suas necessidades, em um serviço totalmente personalizado.

Desse modo, os seus contratos com clientes e fornecedores serão cuidadosamente estudados, suas alterações organizacionais e oportunidades de investimento, bem como qualquer outra situação que inicialmente pareça isenta de quaisquer “armadilhas jurídicas”.

Isso lhe fornecerá todo o aparato técnico necessário para tomar as melhores decisões no empreendimento, visto que você estará consciente de todas as implicações, das superficiais às mais profundas, e ainda munido da melhor solução para cada uma delas. 

Então, se você está disposto a desarmar todas as “bombas-relógio” que sua empresa esconde, esse é mais um benefício pelo qual você não deve perder tempo e buscar uma consultoria jurídica agora.

Mas os benefícios não param por aí, o próximo ponto vai mostrar outra vantagem que você não pode deixar de conhecer, permaneça com a gente!

3 – Profissionais especializados para auxiliar em todos os ramos necessários à empresa

Como sabido, a gestão empresarial envolve questões relacionadas a diversos ramos do direito. Tarefas como recolher tributos, elaborar contratos e contratar pessoal são apenas alguns exemplos que perpassam pelo direito tributário, civil e do trabalho.

De fato, aí se concentra mais um benefício de se obter uma consultoria jurídica, pois não serão necessárias múltiplas contratações para obter experts em todas as áreas que uma empresa necessita.

Uma boa consultoria compreende todos os ramos jurídicos responsáveis por alavancar o desenvolvimento do seu negócio. Desde a elaboração do melhor plano de cargos até mesmo a solução de dúvidas simples do dia-a-dia, esteja convicto que a equipe irá lhe proporcionar o amparo necessário.

Ademais, esse vínculo contribui para que seus advogados conheçam bem o seu negócio e possuam uma visão ampla para apresentar as melhores soluções. Isso porque firmar esse tipo de relação contribui para uma atuação cada vez mais completa e apta a apresentar respostas muito eficazes.

Um outro aspecto interessante é que ter esses profissionais do seu lado poupa esforços e encargos de acrescentar um departamento jurídico à sua empresa. O que pode representar um grande empenho que seria melhor aproveitado se direcionado para outras áreas da companhia, afinal, parece absurdo mover-se nesse sentido enquanto existe um departamento jurídico de excelência prontinho e esperando por você, não é mesmo?

Se eficiência é um valor que deve ser prezado do ramo empresarial, esse benefício com certeza mostra que consultoria jurídica pode ser um sinônimo disso!

4 – As soluções definitivas que só uma consultoria jurídica pode proporcionar

Uma coisa que já ficou clara por tudo que foi exposto até então é o fato de que acompanhamento jurídico deve prosseguir lado a lado com o seu empreendimento, seja para proporcionar uma atuação preventiva, investigar problemas aparentemente ocultos ou construir um vínculo com a equipe de consultoria. Mas agora, com esse benefício que passamos a expor, você vai entender ainda melhor porque isso é tão vantajoso!

Todo mundo sabe que não dá para resolver um problema de infiltração com pintura, não é mesmo? Pode até esconder alguns dias, mas logo uma nova mancha vai surgir. Com os problemas jurídicos é a mesma coisa, resolver superficialmente só vai demandar mais tempo e desgaste.

E é por isso que não é recomendado procurar um profissional somente quando surgir algum problema evidente e em seguida dá-lo por resolvido sem realizar um acompanhamento efetivo.

É preciso estar atento para todos os indícios e procurar soluções eficazes a longo prazo. O que nem sempre é tarefa simples, já que pode demandar um arranjo complexo de implicações e possíveis soluções.

Mas é exatamente isso que uma consultoria jurídica vai buscar, as verdadeiras causas e soluções para seus contratempos. Consiste em unir um trabalho de resposta às questões evidentes, bem como contenção de risco a fim de prevenir problemas futuros, o que irá garantir bons resultados não somente a curto, mas também a médio e longo prazos.

Ademais, a contratação de advogado para atuar em casos específicos dificulta a visualização dessa solução efetiva, trazendo gastos que poderiam ser evitados pelo acompanhamento de uma equipe voltada desde o princípio para a identificação de problemas e a construção de um desfecho definitivo. 

No mesmo sentido também se evita que após o serviço pontual do profissional contratado pela empresa, novas complicações surjam, demandando intervenções que poderiam ser feitas de início caso se estabelecesse um vínculo de consultoria jurídica.

Muito bom, não é? Mas ainda não acabou, temos mais um benefício que você com certeza vai gostar de conhecer.

5 – Redução de gastos

Por último, mas também de grande importância para a gestão empresarial, temos a redução de gastos.

Como já comentamos, a falta de assistência de bons profissionais da área jurídica torna mais propício que impasses envolvendo sua empresa cheguem ao judiciário, seara que tende a trazer dispêndios financeiros maiores.

Para ter uma noção das proporções disso basta saber que enquanto as empresas costumam ter uma quantidade anual de 6,57 processos por ano, número que pode chegar a 152,7 em grandes empresas, cada processo judicial envolve cerca de R$ 94 mil em gastos (conforme apontamos anteriormente).

Assim, os gastos de empresas com processos judiciais no Brasil pode variar, em média, de R$ 658 mil a R$ 14 milhões, de acordo com o tamanho do empreendimento e número de processos judicializados.

As despesas incluem custas judiciais e extrajudiciais, honorários advocatícios, perícias, multas e encargos legais na condenação, viagens e hospedagens, pessoal, sistemas e assessoria.

Desse modo, é preciso ficar atento para que os litígios não venham a comprometer o faturamento da companhia, motivo pelo qual obter uma consultoria jurídica representa uma considerável redução de gastos.

Além do mais, esse tipo de auxílio permite não apenas evitar que ações sejam propostas em face da empresa, mas também a análise de probabilidade de êxito em todos os atos processuais de demandas que já encontram-se em trâmite.

Isso garante que mesmo na existência de processos judiciais os desembolsos não atinjam seu patamar máximo, haja vista a tomada das decisões mais acertadas. Todas direcionadas com base em um trabalho personalizado, envolvendo análises e resultados a médio e longo prazo.

Ademais, a consultoria empresarial já engloba todos os serviços, desde a atuação preventiva ao possível acompanhamento de ações processuais, sem que o empresário precise arcar com os custos adicionais que despenderia na contratação pontual de serviços advocatícios. Assim como não será preciso suportar os encargos trabalhistas que a criação e manutenção de um departamento jurídico na sua companhia demandariam.

Dica de ouro: consultorias online podem proporcionar ainda mais praticidade e eficiência

Para além de todos os já mencionados benefícios que a consultoria jurídica pode proporcionar, há uma modalidade que pode impulsionar ainda mais todas essas vantagens. Sim, a consultoria online funciona e é um quesito que deve ser levado em consideração ao escolher uma equipe de advogados para sua empresa.

É evidente que a internet e as demais ferramentas tecnológicas que possibilitam a comunicação instantânea romperam com as barreiras do tempo e do espaço. Isso porque tarefas executadas remotamente não demandam maior prazo para serem concluídas, bem como não restringem pessoas aos limites territoriais.

Com os assuntos jurídicos não é diferente. Por demandarem questões técnicas trabalhadas por meio da análise documental e de formulações baseadas na linguagem, não há qualquer prejuízo ao se realizar uma consultoria online. Na verdade, isso só traz mais benefícios!

Alguns exemplos disso são a redução de custos operacionais, haja vista que ambas as partes ganham tempo e economizam dinheiro com transporte ou estrutura física, a praticidade e a possibilidade de contatar advogados de qualquer lugar do país. Além disso, a segurança também é garantida por processos de certificação digital e tecnologias específicas visando impedir o acesso de terceiros não autorizados. 

Assim, você pode utilizar a inovação a seu favor para contatar seus consultores e obter respostas rápidas e eficazes para cada demanda, trazendo resultados positivos para o seu negócio. Viu só? é tão rápido e fácil que está apenas há um clique de você!

Gostou deste artigo? Se você está procurando uma consultoria jurídica empresarial de qualidade não perca tempo! Entre em contato hoje mesmo com a CHC Advocacia e veja o que nossa equipe de especialistas pode fazer por você.

Nossos profissionais terão o maior prazer em atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas. 

Ah, e se você se interessou pelo tema e quer saber um pouco mais, baixe aqui o nosso ebook manual da consultoria jurídica: conheça quais os tipos e seus benefícios.

Manual da Consultoria Jurídica

Por isso, se você se interessou por esse artigo, não perca tempo, se inscreva no nosso canal do Youtube e assine gratuitamente nossa newsletter para receber artigos, notícias e informativos diretamente no seu e-mail! Visite também o nosso telegram para obter matérias e conteúdos exclusivos.

Além disso, se você gostou do artigo e deseja ter acesso a mais conteúdo jurídico descomplicado, siga o nosso perfil 📸 @chcadvocacia no Instagram, garantimos que você vai compreender o Direito com informação de qualidade e uma pitada de bom humor. 

🎧 Ouça ainda os episódios do Podcast JusTáPop, a sua conexão com o #DireitoDescomplicado.

Deixe um comentário